Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sepultamento de Socorro Marques acontece nessa segunda e autoridades lamentam morte

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O sepultamento da ex-deputada Socorro Marques acontecerá nessa segunda-feira (12), no município de Vista Serrana, no Sertão da Paraíba. Ela morreu aos 86 anos neste domingo (11), quando estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa.

Segundo informações de um dos filhos, a ex-deputada estava hospitalizada em decorrência de uma infecção causada por uma extração dentária.

Socorro Marques foi deputada por dois mandatos e também prefeita de Vista Serrana, no Sertão da Paraíba. Socorro Marques deixa oito filhos, dos nove (Enermarques in memoriam) que teve com o seu falecido marido, o agente fiscal Enéas Dantas Filho.

Socorro Marques também ocupou os cargos de secretária adjunta de Acompanhamento e Ação Governamental; coordenadora do Fundo de Desenvolvimento do Estado da Paraíba, na Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (SUPLAN); presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa e presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac). Foi pioneira na luta pela construção do Centro de Oncologia de Patos. Suas memórias estão contidas no livro ‘A Trajetória de uma Mulher’.

Autoridades lamentaram a morte da ex-deputada Socorro Gadelha.

ALPB

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, em nome de todos os parlamentares e servidores do Poder Legislativo Paraibano, vem a público lamentar o falecimento da ex-deputada e ex-prefeita de Vista Serrana, Socorro Marques, ocorrido neste domingo (11), no hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa.

O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, expressou solidariedade à família de Dona Dina e a todos os que lhe acompanharam ao longo da vida. “É uma grande perda para a Paraíba e Vista Serrana. Nossos sinceros sentimentos à família, aos amigos e as pessoas próximas. Que Deus console o coração de todos neste momento de dor”, declarou o presidente da ALPB.

Famup

“Lamentamos a morte dessa grande mulher que muito contribuiu para o municipalismo e para o estado como um todo. Socorro Marques deixa seu legado na vida pública para seus filhos e para todos nós com seus posicionamentos firmes e compromissada com o bem público. A Famup e seus filiados externam seu mais profundo pesar aos familiares e amigos da mulher que sempre teve um compromisso em trabalhar pelos paraibanos”, disse George Coelho, presidente da Famup.

Camila Toscano

Para Camila, a atuação de Socorro Marques na Assembleia Legislativa e na Prefeitura de Vista Serrana serviu de inspiração para que outras mulheres ingressassem na política. “Foi por conta da coragem e determinação de mulheres como Socorro que pudemos conseguir mais espaços na política. Deixo o meu abraço de conforto aos seus familiares e amigos por essa grande perda para todos nós paraibanos.”

Tovar Correia Lima

“A Paraíba perde uma mulher que dedicou sua vida pública ao povo, principalmente aos sertanejos. Deixo o meu mais profundo pesar pela partida da ex-deputada Socorro Marques e o meu abraço de conforto aos seus familiares e amigos por essa grande perda para todos nós paraibanos”, disse Tovar.

Frei Anastácio

O Frei Anastácio afirmou que conheceu Socorro Marques, de perto, como colega parlamentar, na Assembleia Legislativa da Paraíba. “Tivemos uma convivência muito próxima e proveitosa na troca de ideias como parlamentares e pessoas humanas.”

O parlamentar destacou ainda que, quando presidiu a Comissão Parlamentar Inquérito sobre a violência do campo, na Paraíba, Socorro Marques deu uma grande contribuição como relatora.

“Foi com ajuda dela que pudemos concluir os trabalhos difíceis daquela CPI do Campo. Estávamos apurando denúncias que envolviam militares, civis e latifundiários. Mesmo assim, ela não recuou e concluímos a CPI com vários encaminhamentos. Um deles, foi a criação de um projeto de lei acabando com a figura do delegado comissionado no estado. Elaborei o projeto, ele foi aprovado e hoje temos uma Paraíba só com delegados que são concursados, assim como o restante das funções da Polícia Civil”, destacou.

O parlamentar afirmou ainda que “manifesto os meus mais profundos sentimentos de pesar pela morte dessa valorosa mulher. Aos familiares, amigos e todos que conheciam Socorro, os meus pêsames por essa perda que nos deixa muito tristes. Que Deus tenha Socorro Marques em seu descanso eterno de paz”, concluiu.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

dinheiro-ab

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º na quarta-feira; veja calendário

Pai que matou o filho é preso

Polícia prende homem que matou o filho ao tentar defender a mãe de agressões

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

‘Caso Kaliane’: Acusado será julgado hoje pela morte da ex-companheira

Raios em JP

Paraíba tem aumento de mais de 40% na quantidade de raios no primeiro trimestre de 2024

Polícia Civil, homicídios 1

Pai que matou filho ao defender a mãe continua foragido

Sérgio Queiroz 2 22

Queiroz aceita ser vice de Queiroga: “Quem quiser ser grande, seja servo “

Arlenilson Pereira

Suspeito de 4 assassinatos e outros crimes, homicida mais procurado em Campina é preso em SC

CMJP 30

Câmara terá semana com entrega de títulos e debate sobre empreendedorismo feminino

São João de Campina Grande

Empreender PB abre vagas para comerciantes que irão atuar nos festejos juninos de Campina Grande

Acidente na Epitácio Pessoa

Motociclista morre em acidente na Avenida Epitácio Pessoa