Semob divulga esquema de mobilidade para o Réveillon

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa definiu o esquema especial de mobilidade para o Réveillon na orla da Capital. Uma das novidades desse ano é que no final da Avenida Beira Rio, após o girador que dá acesso ao Altiplano, terá seu fluxo alterado. Todas as quatro faixas serão de sentido único, do Centro para a praia, objetivando dar mais fluidez ao trânsito. A Av. Cairu, que é paralela, também terá seu sentido modificado, funcionando como um binário.

 
Trechos das avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco, bem como todo o seu entorno, serão bloqueados ao tráfego de veículos a partir das 16h desta terça-feira (31), assegurando o acesso dos pedestres ao local do evento. A Semob ampliou o efetivo em relação ao ano passado e vai disponibilizar 110 agentes de mobilidade para fiscalizar o trânsito, orientar os condutores sobre as mudanças do tráfego e indicar as rotas alternativas.
 
Acesso – Os motoristas que moram na Zona Sul e irão utilizar a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, no sentido Busto de Tamandaré, terão que trafegar pelas duas ladeiras da barreira até a rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira) para chegar ao local do evento. A medida evita o congestionamento em função do grande número de veículos no final da Avenida Beira Rio, próximo à orla.
 
As ruas Índio Arabutan e Desembargador José Augusto Trindade servirão como saída de emergência. Esse trecho será monitorado a partir das 7h da manhã, sendo proibido estacionamento de veículos na orla a partir da Rua Índio Arabutan até a José Augusto Trindade, garantindo mais tranquilidade e espaço para a população. A partir da Avenida Cairu até o final do Cabo Branco o trânsito ficará livre para a circulação de veículos particulares, que deverão retornar pela Avenida Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira).
 
Com a interdição das ruas, a Semob orienta os motoristas que evitem circular próximo às áreas de interdição, buscando rotas alternativas de circulação. Agentes de mobilidade estarão em toda a orla (Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa) disciplinando o trânsito, a exemplo do girador que dá acesso ao Altiplano; no semáforo da Marcionila da Conceição com Frutuoso Dantas; no semáforo da Avenida Navegantes com a Epitácio Pessoa e no semáforo da Epitácio Pessoa com a Professora Maria Sales.
 
O final da Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Busto de Tamandaré, terá o tráfego liberado apenas aos veículos de moradores, polícia, busca e salvamento (Corpo de Bombeiros e ambulâncias), fiscalização de trânsito e transporte e veículos de apoio ao evento.
 
Na rua Índio Arabutan, próxima à avenida Almirante Tamandaré (Hotel Xenius), a população terá à disposição um Centro de Ações Integradas. No local estarão instalados os órgãos envolvidos na organização e apoio ao evento do Réveillon (Samu, Guarda Municipal, Polícia Militar, Semob, Bombeiros, Seinfra, entre outros) para facilitar o atendimento das pessoas que necessitarem desses serviços.
 
Na madrugada, com a proximidade do término do show promovido pela PMJP, o trânsito será invertido em algumas ruas para facilitar o retorno da população às suas casas, aumentando a oferta de trajetos da praia para o Centro.
 
Monitoramento por câmeras – A Central de Monitoramento da Semob funcionará durante toda a noite e madrugada, auxiliando o trabalho das equipes em campo. A Semob ainda remanejou mais duas câmeras do Centro da cidade para a Av. Epitácio Pessoa, temporariamente, para contribuir ainda mais com a segurança e fluidez do trânsito.
 
Carga e descarga – A Semob recomenda aos comerciantes que programem o recebimento de produtos para abastecimento dos seus estabelecimentos, neste dia 31, preferencialmente no turno da manhã e, à tarde, até no máximo 14h, contribuindo assim para a fluidez do trânsito e para a limpeza urbana na orla.
 
Transporte – O transporte coletivo também receberá atenção especial. A Diretoria de Operações (Diope) escalou 21 agentes de mobilidade para orientar usuários de ônibus e operadores do sistema sobre os pontos de parada provisórios em função das alterações de circulação do trânsito próximo ao evento.
 
O esquema de ônibus foi feito de forma a facilitar o acesso da população à festa de Réveillon na orla da Capital. A Semob determinou às empresas de transporte coletivo o reforço nos ônibus do projeto Tetéu, que circulam pelo Terminal de Integração do Varadouro e das linhas que passam pela orla marítima. Para melhor atender os usuários do transporte coletivo, as empresas concessionárias irão disponibilizar 50 ônibus extras durante o Réveillon.
 
A partir das 16h, a linha 507 vai circular pela Rua Amaro Bezerra, Cairu e Avenida Cabo Branco. Após 22h passará a trafegar pelas ruas Amaro Bezerra, Cairu, acesso ao Altiplano, João Cirilo – retornando pela Rua da Barreira e Marcionila da Conceição.  Já as linhas que atendem Manaíra vão circular pela Avenida Epitácio Pessoa, entrando na Nossa Senhora dos Navegantes, Ruy carneiro, seguindo itinerário normal.
 
Táxi – Para melhor servir à população garantindo um retorno seguro para casa, um esquema especial para táxi será implantado na noite do réveillon próximo ao Busto de Tamandaré, a partir das 18h. Serão dois pontos de embarque de passageiros para esse tipo de transporte. Um ficará na Avenida Marcionila da Conceição, entre a Avenida Odilon Coutinho e Avenida Cairu, no Cabo Branco; o outro ficará na Avenida N. Srª dos navegantes, entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Rua Helena Meira Lima, em Tambaú.
 
Cuidados – A Semob orienta a população a não embarcar em transporte irregular de passageiros (clandestino). É fácil identificar táxi legal: basta verificar a placa de João Pessoa e o brasão da Prefeitura na porta traseira do veículo. “Como é um período de muito movimento e trânsito intenso de pessoas em busca de táxi, muitos clandestinos se aproveitam para burlar a lei. Caso ocorra alguma eventualidade, o município só se responsabiliza pelo transporte oferecido e fiscalizado pela Semob”, informou o diretor de operações, Cristiano Nóbrega.
 
Linhas do projeto Tetéu que serão reforçadas:
 
104 – Bairro das Indústrias, 108 – Alto do Mateus, 118 – Valentina/Paratibe/Mussumago, 504 – Mandacaru, 507 – Cabo Branco, 101 – Grotão, 203 – Mangabeira VII, 301 – Mangabeira, 510 – Tambaú, 1500 – Circular e 5100.
 
Outras linhas que receberão reforço durante o Réveillon:
 
204 – Cristo, 511 – Tambaú, 513 – Tambaú/Bessa, 5600 – Mangabeira/Shopping, 5603 – Mangabeira/Shopping, 5605 – Mangabeira/Shopping, 701 – Alto do Mateus, 116 – Colinas do Sul, 2501 – Colinas do Sul/Rangel e 109 – Rua do Rio.
 
As linhas 1500, 1510, 5100 e 5110 vão circular até a orla. Já as linhas 5100 e 5110 passarão pelo TIV a partir da meia-noite de 1º de janeiro.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.