Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Secretário do Recife denuncia racismo sofrido em encontro de prefeitos em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, denunciou ter sofrido racismo no evento “Reflexões sobre o futuro das cidades”, em João Pessoa, nessa sexta-feira (2). Dema, como é conhecido, fez um relato em seu perfil em rede social sobre o tratamento dado por uma funcionária do encontro de prefeitos na Paraíba no momento do credenciamento dele.

Aldemar Santos contou que a moça perguntou se ele era segurança. O secretário argumentou o porquê a recepcionista achava que ele era segurança e alegou estar sendo alvo de racismo por causa da sua cor.

Aldemar Santos fez o seguinte relato, em rede social:

“Hoje, infelizmente, fui vítima de um ato acintoso de RACISMO. Vim a João Pessoa para participar de um evento da Frente Nacional dos Prefeitos. Pois bem, aqui chegando fui até a recepção do evento com a finalidade de me cadastrar na condição de Secretário de Governo e Participação Social do Recife. Daí começam os absurdos. De início, após me apresentar e falar meu C.P.F., foi-me dado um crachá de “EMPRESÁRIO” de Jaboatào dos Guararapes, cidade vizinha a Recife. Tudo muito bem, parecia ser apenas um erro de cadastramento ou coisa parecida. Expliquei que eu nem era empresário e que eu estava ali como Secretário de Governo de Recife. Foi-me dado, desta feita, um novo crachá de SUBSECRETÁRIO de Jaboatão dos Guararapes. Por mais uma vez, fiz ver que ali existia um erro e que eu não representava Jaboatao mas sim Recife. Afirmei, posto que é a realidade, que sou secretário de Recife. Mesmo assim, já tendo se passado mais de 30 minutos e com todas as outras pessoas tendo seus cadastramentos corretos, eu, por mais uma vez, expliquei que estava havendo um engano e que eu era e sou secretário de Recife, desta feita com mais ênfase e já com algum aborrecimento. Neste momento a jovem que estava fazendo meu cadastro, aproximou-se de alguém, cujo nome e qualificação eu tenho, mas que não vou expor aqui, por não ser esse o objetivo dessa postagem, para pedir alguma orientação sobre o que fazer. Foi quando, ao retornar, a recepcionista questionou-me se eu era segurança. Agora, já com bastante indignação, perguntei a ela o que a faria crer que eu seria Segurança. (sic)”

O secretário de Governo e Participação Social do Recife disse que, por ocupar um cargo com relativa visibilidade, isso não lhe permite silenciar e que não é dado a ninguém que passe por isso, silenciar-se. Ele também explicou que não há problema em ser confundido com um segurança, que em nada o desabona, mas o problema está “no fato das pessoas não acreditarem na possibilidade de um negro está em algum lugar ou condição que elas (as pessoas) acham que é possível. (sic)”.

Dema também pontuou que a Frente Nacional de Prefeitos não tem culpa no caso e disse que vai registrar boletim de ocorrência.

O secretário ainda contou que a chefe da recepcionista alegou que “as duas pessoas que me antecederam eram seguranças e por isso a ‘confusão’. Depois me disseram que a Prefeitura do Recife teria enviado meus dados como sendo segurança de Jaboatão, fato que não é nada crível e beira o impossível. (sic)”.

A Frente Nacional de Prefeitos pediu desculpas, nas redes sociais, e o prefeito do Recife, João Campos, também manifestou repúdio ao caso.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

7efa1fa809712137e62ae45fe4983881

Desembargadora rejeita recurso do PSOL do “L” e prevê plenária obrigatória

WhatsApp Image 2024-07-17 at 17.42.21

Sebrae participa da realização da Feira de Negócios e Empreendedorismo da Paraíba em Cuité

CelestEpitacioPessoa_fotoGilbertoFirmino-34-scaled

Celest abre inscrições para mais de 700 vagas nos cursos de línguas estrangeiras neste sábado

prova

Prefeitura de Princesa Isabel abre inscrições para concurso nesta quarta

aumento_gazolina_rj_0506202742

MPPB recomenda Procon-CG autuar distribuidores e postos de combustíveis que estão descumprindo reajuste da Petrobras

WhatsApp Image 2024-07-17 at 13.35.57

Presidente da FPF-PB vai ser a chefe da delegação da seleção brasileira feminina nas Olimpíadas

Design-sem-nome-2024-07-17T135326.590

Caminhão de frutas tomba e deixa motorista ferido em Santa Luzia, no Sertão da Paraíba

WhatsApp Image 2024-07-17 at 15.32.09

Servidores do INSS rejeitam proposta do governo e continuam em greve

Canal-Solar-GECEX-revoga-mais-de-200-ex-tarifarios-de-equipamentos-fotovoltaicos-1-1

Procon-JP notifica Energisa após repasse de imposto sem aviso prévio em contas residenciais

c0a22336-d208-353e-23f3-db117e4760eb

PSB e Republicanos de Sobrado realizam convenção dia 21 para homologar nomes de Guilherme Coelho e Marlon Brand