Secretaria Municipal de Saúde oferece tratamento para quem deseja parar de fumar

Considerada uma doença crônica, causada pela dependência da nicotina, o tabagismo é, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o maior risco evitável de adoecimentos e mortes no mundo, além de ser uma condição importante para complicações da Covid-19. Nesta quarta-feira (30), é comemorado o Dia Municipal de Combate ao Fumo e, para quem deseja parar de fumar, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) possui o programa de tabagismo, onde oferta tratamento especializado e multiprofissional dentro da rede de serviços.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os tabagistas têm seu sistema respiratório prejudicado pelo fumo, e, portanto, se infectados pelo coronavírus, podem ter sua saúde ainda mais ameaçada. Por outro lado, ao deixar de fumar, os benefícios à saúde são imediatos, pois após 12 a 24 horas sem fumar os pulmões dos fumantes já funcionarão melhor.

Durante a quarentena, os serviços do programa de tabagismo do município foram realizados de forma online para quem já fazia parte do programa, de forma a continuar apoiando e tratando o usuário. Com as regras de flexibilização, as atividades têm voltado gradualmente, seguindo todas as regras de biossegurança, através de agendamento, atendendo 6 a 8 usuários por seção.

Serviço – Para ter acesso ao serviço, a população deve procurar um dos seguintes locais: Policlínica Municipal de Jaguaribe; Policlínica Municipal do Cristo; Policlínica Municipal de Mandacaru; Caps Ad David Capistrano; Caps Ad Jovem Cidadão; ou as Unidade Saúde da Família do seu bairro.

O tratamento dura aproximadamente três meses, mas o usuário segue sendo acompanhado por um ano e em caso de recaída, pode retornar para o programa. Além do tratamento terapêutico, o programa usa medicamentos e atividades de Práticas Integrativas e Complementares para ajudar o paciente.

Para mais informações, o usuário pode ligar para: 3214-7938

Endereços:

Policlínica Municipal de Jaguaribe – R. Alberto de Brito, 413 – Jaguaribe

Policlínica Municipal do Cristo – R. Olívia de Almeida Guerra S/N – Cristo Redentor

Policlínica Municipal de Mandacaru – Av. Mascarenhas de Morais, sn – Mandacaru

Usf Unidade Saúde da Família – R. Napoleão Gomes Varela, 385 – Bessa

Caps Ad David Capistrano – R. José Soares, s/n Rangel

Caps Ad Jovem Cidadão – R. Safra Said Abel da Cunha, 326 – Tambauzinho.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.