Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sebrae destaca Salão do Artesanato como vitrine para pequenos empreendedores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Uma vitrine para os pequenos negócios do estado. Assim será o Salão do Artesanato Paraibano que será realizado a partir da próxima sexta-feira (12) até o dia 4 de fevereiro, reunindo cerca de 600 artesãos. Nesta terça-feira (9), a imprensa paraibana pode conhecer detalhes do evento, que é uma realização do Sebrae/PB com o Governo do Estado.

Em sua 37ª edição, o Salão do Artesanato ocupará uma área de quase seis mil metros quadrados, no estacionamento do Hotel Tambaú, em João Pessoa. O evento terá como tema a arte produzida pelas comunidades quilombolas espalhadas por diversas regiões do estado. O diretor financeiro do Sebrae/PB, Neto Franca, lembrou que a participação dos artesãos e a qualidade dos produtos expostos é um dos resultados dos investimentos realizados pelo Sebrae no acompanhamento desses empreendedores.

“Além de mostrar a cultura que produzem, o Salão do Artesanato é uma oportunidade para nós, do Sebrae, mostrarmos o trabalho que fazemos com o empreendedor. Ou seja, capacitar, treinar, orientar e melhorar seu ambiente de negócio. Tudo para fortalecer aqueles empreendedores, gerando emprego e renda”, reforçou Neto Franca.

A primeira-dama do estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, destacou a importância do evento como mais um atrativo para os turistas que visitam o estado em conhecer o que é produzido pelos artesãos. “Com certeza será um grande evento, pela sua estrutura e qualidade dos produtos que serão oferecidos ao público. O artesanato além de ser cultura é um segmento econômico que gera emprego e renda a nossa população”, acrescentou.

Arte quilombola – Quem visitar o Salão do Artesanato da Paraíba deste ano vai conhecer um pouco da riqueza da cultura dos quilombolas do estado. Em suas produções, essas comunidades se destacam sobretudo pela confecção de artigos em cerâmica, como as panelas de barro.

“São pessoas que merecem ser exaltadas e, muitas vezes, estão escondidas nos sítios, muitas comunidades encrustadas em locais ermos. A gente quer trazê-los para uma vitrine, como é o Salão do Artesanato, com a dignidade que eles merecem para que mostrem seus produtos e aumentem a qualidade de vida”, explicou a gestora do PAP, Marielza Rodriguez.

Para a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e membro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Rosália Lucas, a homenagem aos quilombolas da Paraíba no evento é uma forma de levar à população o conhecimento da arte produzida nessas comunidades, que mostra a identidade, diversidade e riqueza cultural presente no estado. “Essa parceria do Governo do Estado com o Sebrae é exitosa e, a cada ano, fortalece esses empreendedores, que são os nossos artesãos. E a homenagem aos quilombolas é mais do que justa e mostra a nossa diversidade cultural. Os reis e as rainhas daqui são os artesãos”, completou a secretária.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

padre_egidio____foto_reproducao-750x375-1-1-750x375

Caso Padre Zé: audiência de instrução contra padre Egídio de Carvalho é adiada

666bb76c-ae3b-8285-dab9-9bc726fdb94b-800x500

Cícero Lucena decreta luto de três dias e dá nome do vereador Professor Gabriel a escola municipal

enem_202023-900x600

Inscrições para o Enem 2024 começam nesta segunda

WhatsApp Image 2024-05-27 at 15.48.04

Prefeitura de João Pessoa usa drones em ação de combate ao Aedes Aegypti nesta segunda

Luiz Couto 2024

Couto diz que PT sai fortalecido com candidatura própria e aposta em Cartaxo

Raissa Lacerda

Raíssa Lacerda vai assumir vaga deixada por Professor Gabriel na Câmara

Luciano Cartaxo 21

Cartaxo comemora decisão do PT: “Estou feliz e confiante no desempenho”

fabianogomesazul

Fabiano Gomes passará por cirurgia nesta terça em Campina Grande

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT decide que terá candidatura própria na capital e pesquisa vai definir se será Cida ou Cartaxo

Protesto em frente ao prédio do Ministério da Fazenda em JP

Professores e servidores de instituições federais fazem protesto na Epitácio Pessoa