Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Saúde se prepara para vacinar crianças de 5 a 11 anos e realiza treinamento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará, nesta sexta-feira (14), treinamento sobre a introdução da vacina contra a Covid-19 Pfizer-Comirnaty Pediátrica. A agenda será voltada para enfermeiros e técnicos das salas de vacina dos municípios e tem o intuito de esclarecer as dúvidas que ainda tenham permanecido após treinamento com o Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunizações, Isiane Queiroga, o treinamento será on-line e os municípios irão participar em horários pré-estabelecidos, de acordo com sua Gerência Regional de Saúde. Ela explica que a previsão é que a vacinação das crianças entre 5 e 11 anos comece neste fim de semana, com entrega semanal das doses pelo Ministério da Saúde.

Na Paraíba, a população de crianças entre 5 e 11 anos é estimada em 393.446. Isiane Queiroga recomenda que a vacinação deste público seja realizada em salas separadas da vacinação do adulto e que os municípios utilizem estratégias que respeitem as orientações da Anvisa. A dose aplicada é reduzida, 1/3 da dose normal. A tampa para o imunizante infantil é laranja, enquanto o do adulto é roxa.

“Antes da vacinação, foram executados estudos pelo próprio laboratório com mais de 2.700 crianças. Sem nenhum evento adverso grave, os resultados garantem que a vacina da Pfizer é segura para esta população. É importante que os pais e/ou responsáveis levem suas crianças para vacinar, no sentido de proteger essa população, uma vez que uma nova variante começou a circular no estado”, pontua.

Para o início da vacinação deste público, recomenda-se a priorização de crianças com deficiência permanente ou com comorbidades, crianças indígenas e quilombolas. À medida que a vacinação for avançando, devem ser incluídas as que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19. A orientação da SES é que a oferta da vacina para as crianças sem comorbidades inicie em ordem decrescente. Os pais ou responsáveis devem estar presentes, manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais