Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Saúde reforça orientações para distinção dos casos de dengue, zika e chikungunya

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Para reforçar o acompanhamento de casos, bem como o manejo clínico de pacientes acometidos pelas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt (dengue, zika e ckikungunya), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou um webnar voltado para os profissionais de saúde dos 223 municípios paraibanos. Durante a apresentação virtual, nesta sexta-feira (29), foram abordadas as particularidades de cada agravo e as especificações de tratamento. A capacitação também reforçou a importância de diferenciar os casos de arboviroses das infecções pela Covid-19, em meio a pandemia.

As arboviroses são doenças que podem levar à morte em casos mais graves, se não tratadas corretamente. De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, em 2020 foram confirmados oito óbitos por arboviroses, sendo três deles por dengue e os outros cinco por chikungunya, em todo o estado. A infectologista da SES, Monara Lúcio, destacou que por se tratarem de doenças tropicais, as arboviroses continuam em alta prevalência na região e que muitas vezes o quadro se assemelha ao do novo coronavírus, daí a importância de realizar um diagnóstico preciso e eficaz.

“No Brasil nós temos quatro sorotipos de dengue, um de chikungunya e outro de zika e agora temos a covid-19, onde muitas vezes as condições clínicas se assemelham, temos que usar testes diagnósticos para poder identificá-las. Ainda acontece de alguns casos de dengue serem classificados como covid-19, mas é preciso lembrar que estes pacientes vão ter a predominância de sintomas respiratórios, o que não ocorre nas arboviroses”, ressalta a infectologista.

Ela explicou ainda que os sintomas mais comuns nos agravos transmitidos pelo Aedes aegypt são a febre, a dor de cabeça e a indisposição, além das particularidades que cada arbovirose possui, tais como: manchas vermelhas pelo corpo, inchaço e dor intensa nas articulações vermelhidão nos olhos e coceira na pele. O tratamento é feito por meio de analgésicos e da hidratação do paciente. “É preciso observar o ciclo febril e manter a hidratação com soro, água, sucos e manter o paciente em repouso, para que o quadro não evolua para a forma agravada”, finaliza.

Durante a apresentação foi reforçada ainda a necessidade da realização de exames para confirmação dos casos e a atenção às gestantes que apresentam quadros virais. No caso das arboviroses, pode ocorrer a transmissão vertical (da mãe para o bebê), que acarreta problemas na pele da criança, ou má formação, com atrasos do desenvolvimento e problemas cognitivos. A notificação de casos de dengue, zika, ou chicungunya é compulsória, assim como óbitos suspeitos, que seguem para a investigação e monitoramento da situação epidemiológica no estado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis