Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Saúde realiza no próximo sábado Dia D de vacinação contra sarampo e gripe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, neste sábado (30), o Dia D para as campanhas de vacinação contra o sarampo e a gripe (Influenza). Em João Pessoa, a ação será no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, das 8h às 12h. A recomendação da SES é para que todos os 223 municípios paraibanos façam o seu Dia D.

Para o sarampo, o público-alvo será composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), de forma indiscriminada e os trabalhadores de saúde com atualização da caderneta vacinal. Lembrando que todos os trabalhadores de saúde, independente da idade, devem ter as duas doses da vacina Tríplice Viral.

Já para a gripe (Influenza), o público-alvo é formado por idosos, acima de 60 anos, trabalhadores de saúde e crianças a partir de seis meses. “O objetivo do ‘Dia D’ é aumentar o número de pessoas vacinadas já que estamos tendo baixas coberturas, mesmo com as duas campanhas iniciadas no último dia 04 de abril”, explicou a assessora técnica do Núcleo de Imunização da SES, Milena Vitorino.

O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente, em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

É uma doença erradicada que, desde 2018, voltou a acontecer casos e é preciso melhorar as coberturas para que tenha uma população imunizada e possa ter, novamente, a erradicação da doença na Paraíba e no país.

No caso da gripe (Infleunza), é uma vacina que os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde devem tomar anualmente. É preciso ter, no mínimo, 90 % da cobertura vacinal em cada grupo, evitando assim o surgimento de casos. Mesmo quem se vacinou, no ano passado, deve se vacinar novamente este ano, pois, a cada ano, as cepas são renovadas.

Doses aplicadas – Contra a influenza, até agora, foram aplicadas, em todo estado, 119.911 doses, representando cobertura total de 11,4% no estado. Para os grupos prioritários, são 19,1% (21.259), em trabalhadores de saúde e 17,4% (97.620), em idosos.

Foram distribuídas mais de 683 mil doses da vacina, contra a influenza, para atender a 100% dos dois grupos (trabalhadores da saúde e idosos), nos 223 municípios.

Quanto à vacina contra o sarampo, foram aplicadas 34.103 doses, sendo 9,26% em crianças.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

edsonfachin

Ministro do STF decide arquivar ação contra reeleição antecipada de Adriano Galdino

Sodiê

Governo da Paraíba dispensa emissão de documentos fiscais em mercadorias doadas ao RS

lovina

MPF intervém e Prefeitura de Cabedelo demole obra ilegal de contenção marítima do Lovina

chuvasrs (1)

Com chuva forte, água sobe pelos bueiros e volta a inundar ruas em Porto Alegre

1af1367b-89e5-4e87-ae7e-586266147ed4

Paraíba participa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite a partir de segunda

tourinho1 (1)

APCA homenageia imprensa da Paraíba com a Comenda Acadêmico Mário Tourinho

Poste, batida

Paraíba registra 242 colisões em postes este ano; João Pessoa e Campina lideram

Lixão a céu aberto

Prefeitura de Catolé do Rocha deve pagar indenização por lixão a céu aberto

Luciano Cartaxo 3

Luciano Cartaxo tem alta e deixa hospital em João Pessoa

PF operação

Operação da PF mira empresas clandestinas de segurança privada