Saúde dos magistrados é tema de evento promovido pela AMPB nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 12, a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) promove para seus associados o workshop “Ansiosa-Mente: Como Controlar?”. Na ocasião, o psicólogo clínico e magistrado aposentado, Fabiano Moura de Moura, irá apresentar aos juízes técnicas e ferramentas para controlar a ansiedade. O evento acontece no Hotel Nord Class, em João Pessoa, das 9h às 17h.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 9% da população brasileira sofre de ansiedade. A doença pode se manifestar como fobia, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático e ataque de pânico, e os sintomas podem interferir na vida privada e profissional das pessoas. Segundo Fabiano, a ansiedade está relacionada ao futuro do indivíduo, é a pressa que tira a sintonia do prazer em viver o momento presente. “É quando o relógio está desajustado, adiantado e ‘sem noção’, sofrendo pelo que lhe dá medo”, destaca o psicólogo.

Devido à sua experiência como magistrado, Fabiano conhece o dia a dia do juiz paraibano. “Em alguns casos, o magistrado tem que deslocar de sua comarca para absorver as demandas de outra, estando suscetível ao desgaste físico e emocional das viagens e da sobrecarga de trabalho”, explica o palestrante que irá orientar os juízes sobre como desenvolver habilidades emocionais e aprender a agir em situações de estresse e ansiedade.

Os associados podem fazer a inscrição gratuitamente e obter mais informações do evento por meio dos telefones (83) 3513 – 20001 ou (83) 9 8169 – 0567.

Saúde do magistrado em debate nacional  

Um levantamento especial realizado em 2016, pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), revelou que magistrados e servidores da Justiça Estadual são os mais afetados por doenças como ansiedade e depressão.

Instituído em 2015 pelo CNJ, o Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde realiza seminários e ações para priorizar a saúde dos servidores e magistrados.

No dia 28 de março, o comitê discutiu, em um seminário realizado em Brasília, o financiamento dos serviços de saúde e o adoecimento e qualidade de vida dos juízes e servidores. Um novo encontro está previsto para setembro deste ano, para novamente colocar em debate as medidas de cuidado à saúde dos que fazem o Poder Judiciário..

Saúde dos magistrados é tema de evento promovido pela AMPB nesta sexta-feira

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.