Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

São João de Campina Grande tem monitoramento por drones, ‘supercâmera’ e identificação facial

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O São João de Campina Grande começa nesta quarta-feira (29), e a segurança está garantida com o uso de tecnologia de ponta. Para conferir a estrutura montada para o evento, o vice-governador Lucas Ribeiro e a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, estiveram no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp). Na ocasião, o coordenador estadual dos CICC, coronel PM Júlio César de Oliveira, e o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds), Fabiano Vieira, apresentaram detalhes do que será utilizado nos mais de 30 dias de festa no Parque do Povo e região.

“O monitoramento será intensificado com a utilização de 221 câmeras fixas, 18 câmeras PTZ de 360 graus e 36 câmeras de reconhecimento facial. Todas as imagens captadas serão transmitidas em tempo real para o CICC, através de uma rede segura de comunicação, assegurando a tranquilidade e a ordem pública durante os mais de 30 dias de festa”, informou o coordenador estadual dos Centros Integrados de Comando e Controle.

Além disso, duas novas tecnologias serão utilizadas pela primeira vez, na Paraíba, na segurança pública, conforme explicou Fabiano Vieira. “Durante os festejos, a Sesds adotará uma estratégia inovadora, utilizando seis drones com tecnologia de reconhecimento facial durante as noites de festa no Parque do Povo. Esses drones permitirão o cruzamento de imagens captadas com bancos de dados das forças operativas e da Polícia Penal, transmitindo ao vivo e em alta definição para os CICC. Estaremos também recebendo imagens em altíssima resolução, através de uma supercâmera, instalada no palco principal, capaz de transmitir imagens mesmo com baixa iluminação. Esse equipamento, é bastante utilizado em eventos esportivos internacionais, a exemplo da final do Super Bowl, nos Estados Unidos. Soma-se a isso, as 357 câmeras já instaladas na cidade de Campina Grande, em rodovias e principais vias públicas, cujo monitoramento ocorrerá exclusivamente no CICC”, disse.

A presença policial será intensa em Campina Grande, com 11.345 profissionais de segurança pública. A Polícia Militar atuará na área de eventos do Parque do Povo com até 339 empregos e 501 viaturas por dia, realizando ações nas modalidades a pé, montada, com motocicletas, grupos especializados e pontos fixos de observação. Esses esforços fazem parte de uma operação de segurança mais ampla, que envolve um contingente significativo de servidores e viaturas das forças de segurança, totalizando 33.677 empregos de servidores em todo o estado, com uma média de 1.020 agentes por dia, entre 29 de maio e 30 de junho.

A coordenadora do Centro Integrado de Comando e Controle da 2ª Reisp, tenente-coronel BM Jousilene Sales, confirmou que está tudo pronto para um São João mais seguro. “Estamos totalmente preparados para o início do São João de Campina Grande. Com base na excelente experiência do trabalho realizado no ano passado, onde obtivemos resultados muito positivos, este ano estamos ainda mais capacitados e estruturados. Todo o planejamento foi meticulosamente elaborado, considerando os desafios enfrentados anteriormente e implementando melhorias significativas. As equipes estão treinadas e prontas para desempenhar um papel fundamental no monitoramento e apoio às operações de segurança. A experiência adquirida no ano anterior nos permitiu aprimorar nossos processos, garantindo uma atuação mais eficiente e coordenada”, afirmou.

A operação de segurança envolve um investimento estimado de R$ 6,4 milhões em Campina Grande, destinados a ajuda de custo operacional, diárias, logística de transporte e alimentação. Serão 11.345 empregos de profissionais da segurança pública escalados apenas em Campina Grande e o emprego de 1.925 viaturas. A Polícia Civil terá um papel fundamental com atendimento ao público nas delegacias de plantão, delegacias especializadas e delegacias móveis. Os bombeiros militares contarão com dois postos avançados com viaturas de combate a incêndio e resgate instalados no parque do povo.

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) estará disponível para operações policiais e de resgate, com duas aeronaves e capacidade para atendimento aeromédico. O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) atuará em parceria com órgãos municipais e outras forças de segurança, disponibilizando servidores, etilômetros, viaturas e equipamentos de apoio.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

boaventura

Auditor do TCE é barrado em Boa Ventura e aciona MP e polícia para checar finanças

f13594e09cbba8986323e3cf52d2a445

João surpreende e nomeia Arymatheus para Saúde e Miguel Ângelo para Desenvolvimento Econômico

WilsonfilhoRepublicanoss

João Azevêdo anuncia Wilson Filho e Edilson Amorim para a Educação da PB

joao-azevedo-paraiba

João Azevêdo anuncia investimentos e credenciamento de entidades para o Programa de Aquisição de Alimentos

aaada

Professores e servidores da UFPB e do IFPB convocam imprensa para entrevista coletiva nesta quinta

aditivo-sao-joao-cg

MPPB, órgãos e empresa assinam Termo Aditivo sobre segurança durante o São João de Campina Grande

cumprimento-decisao-boa-ventura

MPPB tem pedido deferido pela Justiça e garante auditoria do TCE na Prefeitura de Boa Ventura

cópia-de-casa-da-pamonha1

Procon-JP realiza pesquisa no valor das comidas típicas durante os festejo juninos

trt

TRT acata recurso e anula decisão de juiz após parto de advogada

sadfgasdg

Alça que dá acesso à BR-230 no bairro do João Agripino é bloqueada nesta quinta