Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Salão do Artesanato vai expor peças de 3 mil artesãos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cerca de 3 mil artesãos de 58 municípios paraibanos vão expor suas peças no 13º Salão de Artesanato Paraibano, que começa na próxima sexta-feira (14), no Espaço Cultural José Lins do Rego, e se prolongará até o dia 6 de fevereiro. O tema deste ano é “Mãos de Mestre”, em homenagem aos artesãos que trabalham com a madeira, com destaque para Izequiel José de França que faz esculturas e Francisco Sales de Barros que produz casinhas de madeira.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, e está sendo organizado pelo Sebrae Paraíba. A Prefeitura Municipal de João Pessoa, o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC e a Eletrobrás também apoiam a realização do salão.

O secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, afirmou que o Salão do Artesanato Paraibano é um evento de grande importância para o artesão, que tem um local específico para comercializar sua produção, bem como para o desenvolvimento econômico do Estado. Ele comentou que o evento costuma promover uma grande comercialização e divulgação do artesanato paraibano no âmbito do Brasil, bem como em outros países.

Os organizadores estão preparando 10 espaços, sendo dois para habilidades manuais e oito para o artesanato, além de mais um para a gastronomia, onde estarão à venda produtos como cachaça, biscoitos, doces, licores e cocadas. No hall do salão serão montados quatro lounges que permitirão aos visitantes descansar enquanto apreciam os estandes e fazem suas compras.

A decoração dos ambientes, baseada na temática "Mãos de Mestre", está sendo feita pelos paraibanos Babá Santana, decorador e artista plástico, e Haendel Gomes, produtor de moda e também decorador. A entrada do salão receberá uma ornamentação especial com peças que fazem alusão aos artesãos homenageados.
 
Os visitantes poderão conferir peças das tipologias brinquedos populares, cerâmica, couro, fibras (de cabaça, bananeira, cipó, coco, coqueiro, estopa, sisal, tapeçaria, vime e batik), fios (bordados, crochê, fuxico, macramê, labirinto, reciclagem , tecelagem, vagonite, tricô artístico, retalhos  e renda renascença), madeira, pedra (minério e mármore), osso, metal (flandre, aço inoxidável, ferro), xilogravura e arte indígena.

Os expositores são integrantes do Programa de Artesanato Paraibano do Governo do Estado, que atualmente conta com 5.413 pessoas cadastradas e que possuem a carteira de artesão, considerado o passaporte para o ingresso no mercado nacional.

Serviço:
13º Salão de Artesanato Paraibano
Período de 14 de janeiro a 6 de fevereiro
Horário de funcionamento
: das 15h às 22h, diariamente, inclusive aos sábados e domingos.
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, João Pessoa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis