Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Saiba como evitar acidentes e danos a equipamentos durante chuvas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A rede elétrica é projetada de modo a garantir segurança a todos, com altura adequada em relação ao chão e materiais resistentes. Mas chuvas intensas, com descargas elétricas, rajadas de vento e quedas de árvore, podem atingir a rede e interferir no fornecimento de energia. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes com energia e prejuízos com aparelhos domésticos.

“Mesmo com um sistema elétrico seguro e de qualidade, o raio pode atingir a nossa rede e interromper, bruscamente, o fornecimento de energia. Por isso, sempre reforçamos os cuidados para evitar prejuízos aos equipamentos e, principalmente, evitar acidentes com a energia elétrica”, reforça o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa na Paraíba, Heitor Galdino.

Heitor Galdino explica que a primeira medida, em momentos de chuva, é desligar os eletrodomésticos e tirá-los das tomadas. “É importante não ligar qualquer eletrodoméstico; torneiras e chuveiros elétricos também não devem ser usados durante as tempestades. Antena de TV de canais abertos é a maior causa de queima de aparelhos. Por isso, desconecte o aparelho da tomada e do fio da antena”, complementa Galdino.

Os cuidados ainda incluem evitar qualquer tipo de contato com objeto que possua estrutura metálica e objetos longilíneos ou com ponta, em áreas externas. Normas federais determinam que casas, edifícios e alguns aparelhos elétricos possuam proteção contra raios.

“Mas o ideal é esperar o fim da chuva para ligar o chuveiro e outros eletrodomésticos, pois nem sempre sabemos se essas medidas estão sendo cumpridas em nossas residências. Além disso, é importante fazer uma manutenção periódica na rede elétrica residencial ou comercial para garantir que as medidas de proteção estejam de forma correta”, conclui Heitor Galdino.

Recomendações

Em período chuvoso, é preciso ter cuidado, ainda, com emendas, plugues e com locais que concentram umidade. Instalação e movimentação de antenas, obras e manutenções em telhados e equipamentos técnicos ligados à tomada devem ser executados, apenas, por profissionais da Energisa. Além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade.
E lembre-se: com eletricidade não se brinca. “Os famosos ‘jeitinhos’ para resolver situações envolvendo a rede elétrica só colocam a sua vida e a de quem você ama em risco. Por isso, em situações envolvendo eletricidade, não improvise. Entre em contato com a Energisa imediatamente (0800 083 0196) e nós enviaremos uma equipe técnica especializada que, de forma segura, vai solucionar o caso”, resume Heitor Galdino.

Outras dicas

Para ajudar a garantir a sua segurança e da sua família, a Energisa reuniu algumas dicas preventivas para dias chuvosos. Confira:

Em casa
– Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela. As paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos;
– Não faça manutenções quando estiver chovendo. Em telhados, existe o risco de ser atingido por raios e, em equipamentos elétricos ligados à tomada, há chance de choque elétrico;
– Em caso de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa desligue imediatamente o disjuntor.

 Na rua
– Se estiver na rua e começar a chover, fique longe de campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados. Evite encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigue em lugares descampados, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais, como raios;
– Se observar fios caídos, objetos ou pessoas em contato com a rede elétrica, galhos ou árvores entre a fiação não se aproxime e ligue imediatamente para Energisa (0800 083 0196);
– Se, devido a ventanias, observar algum objeto que foi arremessado na rede elétrica, como placas, árvores, entre outros, não se aproxime ou tente afastar a fiação. Entre em contato com a Energisa e aguarde em local seguro, longe dos fios;
– Se estiver dirigindo e não houver condições de se deslocar, estacione o carro em local seguro e permaneça veículo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis