Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ruy propõe debate para evitar novo reajuste nos transportes públicos de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Ruy Carneiro propôs nesta quarta-feira (11), a realização de um amplo debate para encontrar soluções viáveis e tentar evitar um novo reajuste nas passagens do transporte público de João Pessoa.

O parlamentar propõe que representantes de diversas esferas da sociedade possam analisar formatações que estão dando certo em outras capitais.

Entre as discussões estão a redução do ISS, imposto municipal que em várias capitais brasileiras foram zerados. Da mesma forma o ICMS, que é de responsabilidade do Governo do Estado e também foi zerado em dezenas de cidades, gerando um grande impacto na planilha de custos. Outra alternativa é a passagem ser subsidiada pela prefeitura, como acontece em alguns municípios.

“O diálogo precisa deixar de ser apenas entre empresários e Prefeitura de João Pessoa. É fundamental chamar para mesa o Governo do Estado e outras entidades que representam a sociedade. Em algumas capitais, a gestão municipal subsidia parte da passagem. Em outras, o governo oferece uma isenção total no ICMS do diesel, permitindo aos consórcios a manutenção de uma tarifa menor para a população. Tudo isso precisa acontecer através de um debate claro e transparente.”, esclareceu.

Além dos valores das passagens, o deputado também lembrou dos demais problemas que envolvem o transporte público da capital.

“Diariamente também presenciamos denúncias em relação a super lotação dos ônibus, veículos quebrados, linhas que foram suspensas, fim do terminal de integração, paradas sem suporte aos usuários e tantas outras. Sem esse devido diálogo, as pessoas mais humildes vão acabar sofrendo ainda mais.”, finalizou.

O diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior, afirmou durante entrevista nesta quarta-feira, que João Pessoa é uma das únicas capitais do país sem subsídio para o transporte público. “Vinte capitais possuem algum tipo de subsídio. Infelizmente, isso não acontece em João Pessoa.” revelou.

Janeiro é o mês base para as discussões do novo valor de tarifa. Os preços devem ser definidos dentro dos próximos 20 dias.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada