Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ruy cobra melhorias em UBS interditadas pelo CRM-PB em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A cobrança por ações emergenciais em relação à saúde pública em João Pessoa e ao caos instalado na gestão municipal tem sido uma luta constante do deputado federal Ruy Carneiro (PSC). O descaso com os serviços básicos tem colocado em risco a vida das pessoas, à exemplo das 20 unidades básicas de saúde que foram interditadas pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba só em 2022. O quantitativo de UBS interditadas foi apontado pela imprensa.

“É inaceitável que uma unidade de saúde seja interditada por falta de gestão e de cuidados mínimos da administração municipal. Imagina quando você fala em 20 equipamentos como esses em situações precárias. Isso é muito grave porque você retira o direito básico à saúde de milhares de pessoas simplesmente porque a gestão não tem condições de oferecer espaços com a mínima condição de funcionamento para atendimentos básicos, a exemplo de consultas, vacinas e exames simples. O mais grave é saber que alguns moradores não têm condições para buscar outro PSF e acabam ficando sem a mínima assistência. Isso precisa ser resolvido com urgência”, cobrou Ruy.

De acordo com o CRM-PB, na maioria dessas unidades foram constatadas condições precárias na infraestrutura, mofo, escassez de insumos, falta de exames e equipamentos básicos, além da falta de segurança. Dois desses postos foram interditados na semana passada, nos bairros Esplanada e Ilha do Bispo.

Os relatórios apresentados pelas equipes de fiscalizações mostram que além dos riscos causados por rachaduras, goteiras e infiltrações em boa parte dessas estruturas, as unidades não possuem itens básicos, como termômetro, estetoscópio, lençóis para as macas, sabão e papel toalha. Os lavatórios para as mãos também não funcionam e ainda foram encontrados excesso de mofo em salas de atendimento, muitas lâmpadas estão queimadas e portas que não fecham, comprometendo a privacidade dos pacientes.

Além das interdições, a população também vem enfrentando problema para que essas unidades voltem a funcionar. Na semana passada, moradores do Treze de Maio, Mandacaru, Padre Zé, Bairro dos Ipês e Dos Estados utilizaram as redes sociais para cobrar agilidade da prefeitura na reabertura da Unidade Viver Bem, que foi fiscalizada em abril e segue com restrições nos serviços.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos