Ruy Carneiro afirma que é preciso resistir a cortes em universidades

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em pronunciamento na Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira (07), o deputado federal Ruy Carneiro condenou os cortes no orçamento das universidades brasileiras anunciados pelo Governo Federal. “No caso da Universidade Federal da Paraíba, um corte de mais de 30%”, pontuou o parlamentar dizendo que o tema “foge do âmbito político e cai na questão da cidadania”.

Leia tópicos do pronunciamento:

Questão de cidadania

É impossível depois de ter recebido relatório da liderança do partido, com os cortes de todas as universidades do Brasil, e no caso da UFPB um corte de mais de 30%, deixar de tratar desse assunto, que no meu entendimento foge do âmbito político e cai na questão da cidadania.

Nós temos que resistir a esta medida

As universidades federais do Brasil são um celeiro de talentos ao longo dos tempos. Nós temos que resistir a esta medida. Uma medida estranha, que foi anunciada num formato até de boa notícia, mais estranha ainda porque o corte é linear, e a realidade das universidades logicamente é diferente. Posteriormente, sob a desculpa de que este recurso vai ser gasto na educação básica, como se existisse sobra no recurso das universidades para isto.

Governo precisa ter humildade de rever decisão

Se existe uma outra necessidade vamos fazer uma discussão vendo aonde tirar. Não de uma hora para outra, e eu digo de uma hora para outra, porque o novo ministro está na pasta há pouco tempo e de repente vem uma medida como esta. Eu acho que como outras eu acho que o governo tem a humildade de rever, a humildade de rever equícvosos é um justo neste caso mais do que de cidadania.

Universidades públicas são um celeiro de talentos

Somos do PSDB e eu acho que os parlamentares de qualquer cor partidária têm que resistir. Volto a dizer: as universidades no Brasil, as universidades públicas são um celeiro de talentos que não podem de uma hora pra outra viver uma situação de pânico. Essa é a realidade de hoje nas universidades. Isto é um clima constrangedor, desagradável. Foi discutido hoje na reunião da bancada do partido, e eu acho que independente de cor partidária, porque aqui não se trata de um jogo de governo e de oposição. Se trata de um compromisso com o País, um compromisso com a educação, nós temos todos que resistir a esta questão.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa