Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Romero anuncia parcerias com o Nutes, da UEPB, e pretensão de comprar respiradores a baixo custo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito Romero Rodrigues visitou, no final da manhã desta sexta-feira, 30, o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Recebido pelo coordenador geral do Núcleo, professor Dr. Misael Morais, Romero conheceu o acervo de soluções tecnológicas da unidade e revelou interesse na aquisição de respiradores mecânicos desenvolvidos pela equipe, de excelência técnica e de baixo custo.

Acompanhado do secretário Filipe Reul, da Saúde de Campina Grande, e do coordenador de Comunicação do Município, Marcos Alfredo, Romero ouviu relato de Misael de Morais sobre a espera do Nutes pela certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, para disponibilizar a tecnologia e iniciar produção em larga escala dos respiradores.

O ventilador pulmonar foi desenvolvido em apenas três semanas. Trata-se de equipamento essencial para a manutenção da vida dos pacientes em UTI, com casos graves da Covid-19, e tem sido muito difícil a compra desses aparelhos devido à alta demanda mundial e também pelo alto preço. O respirador terá um custo muito menor, pois foi criado com material 100% nacional.

Parceria

Uma demanda que deverá resultar em convênio entre a Prefeitura e o Nutes, já na próxima semana, diz respeito à aquisição de álcool em gel, desenvolvido por um dos laboratórios do núcleo.

O coordenador Misael Morais destacou, ainda, o trabalho de pesquisadores da unidade, em relação ao monitor de sinais vitais e desfibriladores que são produzidos com quase 25% de custo mais barato que o normal no mercado, resultado da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), que envolve o Ministério da Saúde e a empresa brasileira Lifemed. A PDP já entregou, desde 2018, 1.264 monitores e 781 desfibriladores em unidades de saúde do SUS, distribuídas em 17 estados e o Distrito Federal.

Foram desenvolvidos também uma plataforma de monitoramento em tempo real de pacientes infectados e um módulo, em parceria com a empresa 3Wings, de gerenciamento de leitos de UTI.

Outra ação importante: a impressão de protetores faciais para profissionais de saúde. O produto começou a ser produzido em impressoras 3D, mas ganhou a adesão do Grupo Duraplast de Campina Grande, e os protetores passaram a ser feitos com injeção prolipropileno. A produção em escala industrial possibilitou a doação de mais de 40 mil protetores a hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de todo o Estado, segundo Yasmyne Martins, coordenadora do Laboratório de Tecnologias 3D do Nutes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Polícia civil, viaturas, central

Operação da PC prende ‘contadora’ do tráfico em João Pessoa e cumpre mandados de busca no sertão

Aimee Garcia, atriz de Dexter

Aimee Garcia, de ‘Lúcifer’ e ‘Dexter’, é confirmada para a edição 2024 do Imagineland

terezinhaemonica (1)

Eleições na UFPB acontecem nesta quinta; 46 mil estão aptos para votar

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado

PMJP e Hospital Padre Zé

Prefeitura de João Pessoa assina contrato com Hospital Padre Zé e amplia assistência

WhatsApp-Image-2020-07-28-at-14.52.06-1

Ministério Publico arquiva denúncia de crime ambiental contra Engenho Triunfo

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB