Roberto Cavalcanti pede que Transnordestina chegue à Paraíba

O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) fez um apelo em Plenário nesta terça-feira (30) para que a Ferrovia Transnordestina seja estendida até a Paraíba e, com isso, possibilite o desenvolvimento sustentável do estado. Atualmente a ferrovia contempla nove estados do Nordeste, do Maranhão à Bahia.

– A Paraíba reivindica lugar menos invisível na trilha preliminarmente desenhada na Transnordestina. Uma modificação no trajeto para conter uma alça que atenda a Paraíba – reiterou pedido feito em Plenário ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O parlamentar acredita que deve haver uma integração da ferrovia com o porto de águas profundas. A obra é uma Parceria Público Privada (PPP), a ser construída com recursos do PAC, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), BID e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

Roberto Cavalcanti informou que o ministro dos Transportes Paulo Sérgio Oliveira Passos teria garantido ao atual governador José Maranhão, em julho deste ano, a realização de estudos para levar a Transnordestina até a Paraíba.

O parlamentar reforçou sua tese com o argumento de que o governo federal definiu que deveria haver uma distância máxima de 300 quilômetros entre os portos brasileiros e, no caso de Pecém (CE) e Suape (PE), essa distância ultrapassa 900 quilômetros.

Para reforçar ainda mais seu pedido, Roberto Cavalcanti propôs que não se repitam as desigualdades regionais verificadas entre as regiões Sul e Sudeste do país e as regiões Norte e Nordeste entre os estados nordestinos e do norte.

Agência Senado

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.