Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ricardo diz que Conferência deu início a Agenda de Política do Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A I Conferência Estadual sobre Desenvolvimento Sustentável superou as expectativas que o Governo do Estado tinha em relação à capacidade mobilizadora e o interesse das pessoas envolvidas com o evento. A avaliação positiva é do governador Ricardo Coutinho, que encerrou a conferência no início da tarde desta sexta-feira (25), no Cine Bangüê do Espaço Cultural, em João Pessoa, para uma plateia engajada na proposta de crescimento econômico e social da Paraíba.

O governador, falando a empresários, intelectuais, executivos de instituições de fomento, pesquisadores de universidade, trabalhadores, representantes das igrejas e gestores públicos, afirmou que a conferência construiu espaços comuns onde o poder público e a sociedade civil discutiram a criação de uma agenda para que a Paraíba se desenvolva ao longo dos próximos anos e que a partir desse primeiro passo possa ser criada uma política pública de Estado, e não simplesmente uma política de governo.

“Esse é o grande desafio que está colocado não apenas para o governo, mas essencialmente para a sociedade civil organizada e não organizada que dialoga com o governo em busca de um projeto de construção de uma política de desenvolvimento sustentável para a Paraíba”, destacou.

Ricardo Coutinho afirmou que as propostas construídas na conferência serão avaliadas para ser implantadas pela gestão. “Mas o jogo que o Governo do Estado se propõe a jogar vai ser o jogo da transparência, da busca da convergência, da busca da co-responsabilidade, mas fundamentalmente na construção dessa política pública de Estado”, assegurou o governador.

Câmaras do Desenvolvimento –
O governador ressaltou que o trabalho das Câmaras do Desenvolvimento que discutiram e elegeram propostas continua. Dentro de 30 dias todos os integrantes estarão em reuniões de trabalho dando prosseguimento ao que começou ser planejado na I Conferência Estadual sobre Desenvolvimento Sustentável.

Foram realizadas oito Câmaras de Desenvolvimento com o objetivo de abrir espaço para a participação de representantes dos vários segmentos organizados da sociedade paraibana na construção do Plano Plurianual (PPA) e do Orçamento Estadual durante os próximos exercícios administrativo-financeiros. Cada Câmara foi responsável pela discussão de um tema específico relacionado às várias áreas de atuação administrativa do Estado. Os temas são os seguintes: Recursos Hídricos e Meio Ambiente; Agropecuária e Pesca; Infraestrutura e Logística; Micro e Pequenas Empresas;  Indústria, Comércio e Serviços; Turismo; Ciência e Tecnologia; e Recursos Minerais.

De acordo com o governador, a Paraíba tem uma localização estratégica e uma infraestrutura que darão ao Estado uma competitividade importante.  Ele ressaltou que a Paraíba será muito mais forte se tiver a capacidade de elaborar com os demais estados uma política regional. Lembrou que o Complexo de Suape, em Pernambuco, não é apenas daquele estado, mas, é um equipamento construído com recursos do povo brasileiro e que tem uma importância estratégica para o Nordeste.

Bancos –
A participação das instituições de crédito na conferência foi outro ponto destacado pelo governador. Os bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentaram aos congressistas todas as linhas de créditos disponíveis e se colocaram à disposição do Governo do Estado e do setor produtivo paraibano para contribuírem com o crescimento da Paraíba.

Empreender PB – O desempenho positivo do Empreender JP, vivenciado em João Pessoa foi outro tema citado pelo governador, que solicitou aos representantes das instituições bancárias atenção especial para o Programa Empreender Paraíba, que tem uma proposta de levar a todas as  regiões do Estado a ativação de cadeias produtivas através da política de Estado. “Essa é uma agenda que vai ter, da parte do Governo, a abertura e a capacidade de aprender também”, finalizou o governador, agradecendo a participação dos mais de 800 participantes da conferência nestas quinta (24) e sexta-feira (25).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada