Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ricardo debate segurança pública com governadores do NE nesta terça

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador Ricardo Coutinho participa, nesta terça-feira (6), da reunião com os demais governadores do Nordeste, em Teresina, no Piauí, no Espaço Coco Bambu. O objetivo do evento é discutir a implementação de um plano de segurança comum a todos os estados, bem como o desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

“Nós devemos criar um termo de acordo entre os Estados para proporcionar uma melhor aproximação na ação entre as nossas forças policiais, particularmente nas ações de divisas – a Paraíba faz divisa com Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. Também na questão dos dados, dos cadastros que existam, devemos aproximar nossas ações”, adiantou Ricardo Coutinho, durante o programa semanal Fala Governador, transmitido em cadeia estadual de rádios sob a coordenação da Rádio Tabajara.

De acordo com a Coordenadoria de Comunicação do Governo do Piauí, todos os chefes de estado da região confirmaram presença no evento, que entre outros pontos, também analisará a criação de um fundo nacional para segurança. A proposta foi apresentada pelo Governo Federal, na última quinta-feira (1º), em reunião com os líderes estaduais de todo o Brasil.

Os governadores também vão ler a Carta de Teresina, um documento redigido por secretários de Segurança e de Justiça de vários estados, que se reuniram em Teresina, nesta segunda-feira (5), como parte da agenda do Encontro de Governadores do Nordeste.

O documento irá elencar as prioridades a serem trabalhadas no âmbito da segurança pública. Entre os pontos principais, estão a modernização do sistema penitenciário e o combate integrado às organizações criminosas. Também figuram como prioridades a redução do feminicídio e violência contra a mulher; a diminuição de homicídios dolosos e o combate integrado ao tráfico de drogas, armas e proteção das fronteiras.

A meta é agregar as ações de segurança pública criando um sistema regular de financiamento, permitindo que cada estado, dentro de suas necessidades e planejamento, possa fortalecer o setor, com a aquisição de equipamentos, contratação de pessoal e reforço nas políticas salariais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria