Repórter Cordel: Merlânio Maia comenta assassinatos de Dom Philips e Bruno Pereira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nesta semana, o poeta popular Merlânio Maia traz em seu “Repórter Cordel” versos que analisam os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. Os dois haviam desaparecido no 5 de junho quando viajavam à terra indígena do Vale do Javari (AM). Os restos mortais de ambos foram encontrados em 15 de junho, depois que um dos suspeitos confessou envolvimento no crime.

Merlânio lembra outros crimes de que foram vítimas defensores do meio ambiente como o ativista político brasileiro Chico Mendes, o líder indígena Marçal Tupã e a freira americana Dorothy Stang.

“Outros virão tocando o mesmo tom, pois que o viver convoca em tom de amor, manda o que ama defender com ardor a vida, a mata, em sacrifícios seus, mas se os enterram virarão sementes brotando tantos imortais potentes nessa missão que foi dada por Deus”, diz um trecho do cordel, que pode ser conferido na íntegra abaixo:

Perfil – Nascido em Itaporanga, no sertão paraibano, Merlânio é um nome reconhecido na cultura popular nordestina e um apaixonado pelas tradições eternizadas pelos cantadores, emboladores, declamadores, poetas e cordelistas que o inspiram em sua própria produção artística.

Merlânio, além de poeta, é compositor, cantador e escritor. Já publicou 17 livros e mais de 50 cordéis. Mantém ainda o canal Poeta da Paz no Youtube e é colunista do Parlamentopb.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa