Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Renato Feliciano encabeça campanha pelo voto impresso na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O PDT Nacional publicou nesta quinta-feira, 27, uma defesa pela proposta de impressão do voto no Brasil. Em um vídeo protagonizado pelo presidente da sigla, Carlos Lupi, a figura de Leonel Brizola é lembrada para diferenciar a postura do partido daquela manifestada, atualmente pelo presidente Jair Bolsonaro. Na Paraíba, o movimento é encabeçado pelo presidente estadual do PDT, Renato Feliciano. Em contato com o ParlamentoPB, o dirigente confirmou a postura partidária: “O PDT nacional está defendendo e nós seguimos a orientação partidária”, resumiu.

No vídeo divulgado pelo presidente Carlos Lupi, ele ressalta que o partido defendia a ideia de imprimir o voto muito antes do movimento de direita chegar ao poder no país. “Desde o surgimento da urna eletrônica, nossa referência, Leonel de Moura Brizola, já defendia uma coisa simples de se fazer: a impressão do voto. Para que possa apertar lá o número do seu candidato, seu papelzinho cair numa urna transparente e ficar ali guardado. Quando tiver uma desconfiança ou uma votação muito diferente de locais, você pode conferir esse voto”.

Ele admite que, hoje, “algumas pessoas mais à direita querem defender a impressão do voto“. Afirma, porém, que isso não levará o PDT a “deixar de defender aquilo que para a democracia é salutar”.

Em 2022, o PDT deverá lançar Ciro Gomes como candidato à presidência da República.

A volta do voto impresso é objeto de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) em tramitação no Congresso Nacional. O relator da proposta pretende discutir com líderes da Câmara dos Deputados a possibilidade de votação da matéria no mês de junho. Filipe Barros (PSL) participou de audiência pública e questionou a atual auditoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “É possível falar que há, de fato, auditoria? É possível falar que o sistema hoje é auditável com irrisórios 0,010% de urnas verificáveis?”, questionou o parlamentar. Também presente na audiência, o especialista em perícia contábil e auditor, Roger Maciel, avaliou o controle das eleições. “Ele é auditável, é possível de ser auditado. A amostra é significativa? É pouca. O ideal de uma amostra seria um percentual de 0,010% que é feito hoje”, disse. “Ainda que nunca se tenha comprovado uma fraude ou que ela possa ser considerada muito difícil, ou até mesmo pouco provável. Sob o ponto de vista de segurança da informação, sob o ponto de vista da ciência que permeia essa área de conhecimento, é um fato que não podemos ignorar”, opinou o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Marcos de Almeida Camargo, sobre a atual segurança das urnas eletrônicas.

A ideia, contudo, gera muitas críticas. O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), por exemplo, acredita que a mudança geraria danos profundos à democracia: “Imagina em uma área onde tem milícia, como no Rio de Janeiro, onde 58% do território da cidade está na mão de milicianos, de acordo com estudos recentes. Se você passar o recado para a população que em algum lugar está anotado o seu voto, a milícia nunca mais perde uma eleição”, disse.

“As urnas eletrônicas são auditáveis. Eu acho curioso porque o Brasil está com fome, a violência está crescendo, temos desemprego. Estamos chegando a 500 mil mortos por Covid-19 e a preocupação deles é o voto impresso. A urna eletrônica é uma das poucas coisas que está funcionando, mas é a isso que eles querem dedicar energia”, criticou Freixo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente