Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Rádio Tabajara tem principais programas diários apresentados por mulheres

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No mês alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Rádio Tabajara, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), destaca as mulheres apresentadoras dos seus principais programas diários.

O ‘Jornal Estadual’, que vai ao ar diariamente das 6h às 8h, é conduzido por Cláudia Carvalho e Milena Sousa. Ivyna Souto e Suely Gonçalves ficam à frente do ‘Fala Paraíba’, das 11h às 13h, todos os dias, e o ‘Tabajara Esportes’ é apresentado por Elisa Marinho, das 13h às 14h, de terça a sexta-feira.

Elisa Marinho foi a primeira mulher a narrar um jogo de futebol na Paraíba e a participar de uma transmissão de futebol com uma equipe cem por cento feminina no estado, em dezembro de 2021. Jornalista formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ela é mestre em Jornalismo pela UFPB, trabalha com radio há mais de dez anos e com jornalismo esportivo desde 2022. “É uma alegria e uma grande responsabilidade assumir uma bancada diária, ainda mais de um programa esportivo, onde você precisa se provar constantemente e não tem margem para erro. O público do esporte, em especial do futebol, não perdoa erros de mulheres. Mas, ao mesmo tempo, é um espaço onde me sinto confortável, pois amo esportes e ter a oportunidade de falar disso todos os dias é extremamente gratificante”, conta Elisa.

Cláudia Carvalho também é pioneira, só que no webjornalismo paraibano, é a primeira editora de um site de notícias no estado. É radialista e jornalista, tem mestrado em Jornalismo Profissional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e já atuou em diversos veículos de comunicação da Paraíba. Foi âncora da Jovem Pan AM e depois da Jovem Pan FM na capital paraibana, mesma função exercida até o ano passado na Band News FM de João Pessoa. A trajetória de Cláudia inclui ainda a experiência como repórter do hoje extinto jornal O Norte, passagens pela assessoria de imprensa de alguns políticos e a editoria do site Parlamento PB.

Na parceria com Cláudia está Milena Sousa, jornalista graduada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), apresentadora e produtora de rádio há oito anos. Iniciou a carreira jornalística na TV, como produtora de uma afiliada da rede Globo, e ao longo desse período ancorou programas de rádio nas principais emissoras de Campina Grande. Millena também é assessora na área médica e, em 2022, foi eleita por voto popular na internet “Melhor jornalista de Campina Grande” no prêmio Melhores do Ano.

Além de apresentar e editar o ‘Fala Paraíba’, Ivyna Souto é gerente Operacional de Edição da emissora. Formou-se em Rádio e TV (UFPB) e Publicidade e Propaganda (Asper). Trabalha na Rádio Tabajara desde janeiro de 2015, onde passou por várias funções. Anteriormente, passou por alguns sites de notícias e também pelas rádios FM e AM de João Pessoa.

Suely Gonçalves divide a bancada com Ivyna e atua no rádio há 13 anos, é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Radialismo e Jornalismo, pós-graduada em Assessoria de Comunicação, pesquisadora, além de mestre de cerimônia em instituições e eventos e locutora e produtora da rádio BandNews.

Para Suely, é longa a história de luta das mulheres para conseguir conquistar espaço, e “ver mulheres à frente de bancadas, como temos hoje na Tabajara, é uma prova de conquistas e de avanços que a gente vem conseguindo ao longo das nossas lutas. Há muito que ser feito ainda, mas a gente já começa a ver sinais de mudanças e espero que sejam definitivas e positivas para que amanhã a gente possa ainda ter mais mulheres ocupando cargos de grande relevância e de grande importância, porque temos sim capacidade de estar à frente”, afirma.

Mulheres na liderança – A configuração dos programas com mulheres na liderança não é novidade. Até o início deste ano, o ‘Jornal Estadual’ era apresentado por Josi Simão e Beth Menezes, que atualmente assumem na Rádio Tabajara as funções de gerente de Produção e locutora/apresentadora, respectivamente. Josi ocupou a bancada de agosto de 2022 até janeiro de 2024, uma entre as funções que já desempenhou nos seus 10 anos de casa, e Beth Menezes apresentou o Jornal de 2020 até 2024, além de comandar o ‘Memória Viva’, quadro para o YouTube da emissora que entrevista e apresenta o perfil de grandes personagens da história da Rádio.

Outro destaque é Cintia Peromnia, que integrou a bancada do programa ‘Tabajara em Revista’ nos últimos cinco anos, que vai ao ar diariamente das 14h às 15h, e do ‘Palco Tabajara’ por quatro anos, inclusive como produtora, programa que acontece por temporada e resgata o formato original dos programas de rádio com a presença do público.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino