Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Radialista critica Edilma, recebe repúdio e pede desculpas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O radialista Gutemberg Cardoso, da Rádio Arapuan FM, pediu desculpas, durante o programa Arapuan Verdade nesta segunda-feira, 3 de agosto, pelo comentário feito a respeito da pré-candidata do PV à prefeitura de João Pessoa, Edilma Freire, no programa da última sexta-feira (31).

O comentário se deu durante a análise dos apresentadores do programa, Clilson Jr, Luís Tôrres e o próprio Gutemberg a respeito do anúncio feito um dia antes pelo prefeito Luciano Cartaxo que escolheu a professora como pré-candidata a prefeita.

Gutemberg citou um comentário anteriormente feito por ele sobre o pré-candidato do MDB, Nilvan Ferreira, a respeito de quem disse ser “preto, feio e baixinho” e que, por isso, o eleitorado de João Pessoa iria agir com discriminação. Já sobre Edilma, a referência de Gutemberg foi a seguinte: “Ela não tem alma. Ela é feia. Ela é cunhada, concunhada do prefeito”, ressaltando que o diferencial para escolha da professora para a disputa eleitoral da capital teria sido o laço familiar com Cartaxo.

No Instagram, a pré-candidata reagiu ao que disse Gutemberg. Ela se declarou “surpreendida com uma postura machista de um radialista da cidade, que busca desonrar a minha trajetória de vida com ideias ultrapassadas de quem não enxerga que o mundo avançou. E hoje as mulheres têm os mesmos direitos de ocupar os espaços políticos que os homens.”

Em nota, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, através da secretária Adriana Urquiza, repudiou as declarações do radialista, ressaltando que elas reforçam uma postura machista e desrespeitosa que atinge “não só a professora Edilma, mas a todas as mulheres que pleiteiam qualquer cargo público, pois mulheres que ousam ocupar estes espaços de poder sofrem, prioritariamente, ataques baixos atingindo sua honra e dignidade”.

No programa de hoje, o radialista disse que não cabe acusação contra ele de discriminar uma mulher, mas que sua fala foi sobre os preconceitos existentes na sociedade. “Quando digo que Nilvan é preto, pobre, pequeno, feio, que Ricardo Coutinho é feio, que Edilma não é bonita, é feia também, eu estou dizendo que é uma advertência a essa sociedade que é preconceituosa contra quem vem do interior”.

O radialista acrescentou ter sofrido preconceito nos primeiros meses quando veio de Cajazeiras, juntamente com Josival Pereira e Ruy Dantas, para trabalhar na capital na apresentação do programa Correio Debate na 98 FM.

Gutemberg disse que fez uma advertência apenas, pediu desculpas: “Se isso causou algum constrangimento, desconforto pra ela, eu peço desculpa”, disse, lembrando que no dia anterior tinha ressaltado a trajetória pessoal e profissional de Edilma, saindo de Paulista, indo pra Cajazeiras e chegando na capital.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado

Acidente com van e retroescavadeira deixa estudantes mortos e feridos

Criança e adolescente morrem em colisão de van com retroescavadeira no sertão da PB

hospitalpadrealfredobarbosa (1)

Cabedelo: Hospital Municipal passa a atender urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

gervasioliderancas (1)

Gervásio debate desafios e oportunidades com principais lideranças políticas e empresariais

ospotiguarasnorio2013

Justiça Federal dá vitória aos potiguaras de Monte Mor em ação contra Funai e União