Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Publicado edital com 94 bolsas para o Programa Aluno Apoiador da UFPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para alunos de graduação interessados em atuar como estudantes apoiadores a alunos com deficiência atendidos pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Reitoria da UFPB. O edital nº 12/2023 está selecionando estudantes para 94 vagas imediatas e composição de cadastro de reserva.

A vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, destaca que a iniciativa está alinhada à política de inclusão e acessibilidade da Reitoria da UFPB e tem entre suas bases legais as diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES/MEC e do Programa de Assistência aos Estudantes com Deficiência.

As inscrições ocorrem até o dia 02 de julho, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para concorrer a uma vaga, o candidato deve estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial e possuir CRA igual ou superior a 5,0 no caso dos cursos de Ciências Exatas, ou CRA igual ou superior a 7 para as demais áreas.

No programa, os alunos apoiadores assumem atividades junto aos estudantes com deficiência, respeitando-se as peculiaridades, as necessidades educacionais de cada área de deficiência ou alteração decorrente de sequelas física motora, auditiva, visual, de Transtorno do Espectro do Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e outras demandas pedagógicas. Para isso, os estudantes apoiadores participam de capacitação e reuniões preparatórias.

O interessado também deve estudar no mesmo campus e, preferencialmente, no mesmo curso do aluno assistido pelo programa que deve ser indicado no momento da inscrição. As bolsas serão prioritariamente para estudantes com renda per capta de até 1,5 salário-mínimo ou oriundo de escola pública. O valor máximo da bolsa ao estudante apoiador é de R$ 500,00 e a carga horária máxima é de 80 horas mensais.

Para o coordenador do CIA, Rafael Monteiro, o Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência, além de cumprir a responsabilidade institucional de dar suporte e garantir o ingresso e permanência de pessoas com deficiência, proporciona ao aluno apoiador experiência importante para a vida em sociedade. “O programa, dentre várias funções, tem aporte acadêmico, uma vez que estudantes sem deficiência podem ser inseridos no mundo da inclusão e acessibilidade na prática, trazendo para eles uma experiência única que levarão não só para o mundo do trabalho, mas para a vida”, explicou Rafael Monteiro.

O processo de seleção inclui capacitação e participação em reunião tira dúvidas, prova, prevista para 05 de julho e avaliação socioeconômica. Cada aluno pode se candidatar apenas para uma vaga para um estudante assistido, de acordo com as especificações da tabela de estudantes com deficiência que necessitam de apoio constante no Anexo XIII do edital.

Para inscrição, o estudante deverá digitalizar e enviar os documentos de identificação pessoal e renda e do núcleo familiar que resida no mesmo domicílio. Segundo o edital, não é permitida a acumulação da bolsa do aluno apoiador com qualquer outra espécie de bolsa acadêmica fornecido pela UFPB.

O estudante que não conseguir efetuar sua inscrição em virtude de problemas no Sigaa, deverá enviar um comunicado quanto à falha, anexando print ou vídeo da tela com o erro, para o e-mail [email protected], somente durante o período de inscrição. O resultado da seleção será divulgado no site do CIA, entre os dias 3 e 8 de agosto.

 

Agência UFPB

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis