Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Publicado edital com 1.100 vagas para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado publicou o edital com 900 vagas para soldado da Polícia Militar e 200 vagas para soldado do Corpo de Bombeiros Militar, com provas previstas para o dia 29 de outubro. As informações estão na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (28). O concurso é de ensino médio e as inscrições começam na próxima terça-feira (1º), no site www.ibfc.org.br. A remuneração inicial do cargo é de R$ 4.206,87, que pode ter adicionais através de plantão extra remunerado e gratificações específicas de funções.

O certame é composto por quatro etapas. A primeira é o exame intelectual, que tem uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha e uma redação. As disciplinas cobradas são Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Geografia e História da Paraíba, língua estrangeira: Inglês ou Espanhol, noções de Informática e noções de Direito e Sociologia. A segunda etapa é o exame psicológico. A terceira, o exame de saúde. E a última etapa são os testes de aptidão física, com exercícios em barra fixa, abdominal, corrida de 100 metros, corrida de 2.400 metros, salto em altura ou natação – a depender da escolha se é para PM ou para bombeiro.

As inscrições custam R$ 120 e devem ser feitas até o dia 30 de agosto. Podem pedir isenção da taxa os doadores de sangue, de plasma sanguíneo, de medula, transplantados e doadores que pertençam a família inscrita no CadÚnico e doadoras de leite materno, desde que atendidos os requisitos e no prazo descritos no item 6 do edital.

Antes de realizar a inscrição, o candidato deve olhar atentamente o edital e observar se preenche os requisitos, a exemplo da altura mínima (1,60 m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino), os limites de idade (18 anos no mínimo e 32 anos no máximo, no ano da matrícula no curso de formação) e não ter antecedentes criminais ou policiais. As exigências completas constam no Diário Oficial ou no site da PM, na aba Informações Concursos.

Das vagas – Para a Polícia Militar, são 810 vagas para o sexo masculino e 90 para o sexo Feminino. No Corpo de Bombeiros, são 180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino. 20% das vagas são para pessoas declaradas negras, conforme assegura a Lei Estadual nº 12.169/2021. Tem vagas para os 4 regionais do Estado. Os detalhes estão no item 3.2 do edital.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

PM apreende armas e celulares com facção que planejava ataques em Santa Rita

Presos suspeitos de integrar facção que planejava matar ‘rivais’ em Santa Rita

PM, força tatica

Líder criminoso do Maranhão é preso novamente pela PM em João Pessoa

TCE 2021

TCE aponta excesso de servidores contratados em 44 municípios da PB

caminhaotombado

Caminhão com asfalto tomba em vala da BR 230 em Santa Rita

apreensao1 (1)

Operação cumpre mandados de prisão contra facção criminosa na Paraíba

padrastgo

Padrasto tenta culpar ex-esposa, mas pega 42 anos por assassinato de Júlia

hugomottaeministro

Ministro informa a Hugo que Paraíba deve ganhar novo aeroporto em São Bento

fasfasg

Célio Alves promete recorrer de condenação por violência de gênero

Edicoes-coisas-pra-ajeitar-1_Easy-Resize.com_-1

PGR denúncia Pâmela Bório por associação criminosa nos atos do 08 de Janeiro

operacaocartola

Operação Cartola: Gaeco reconhece a prescrição de penas de dois acusados no caso