Protesto suspende audiência na Câmara sobre mudanças na lei de zoneamento do Conde

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um protesto de indígenas, quilombolas e de grupos de oposição contrários à mudança na lei de zoneamento da cidade de Conde provocou o adiamento da audiência pública para discutir o assunto ontem (11) na Câmara Municipal da cideade.

A audiência chegou a ser iniciada, mas foi interrompida após os indígenas ocuparem a galeria da Câmara, em protesto contra a condução da proposta, que prevê alterações como a permissão da construção de prédios de mais de dois andares na orla.

“É uma audiência pública, então é de todo mundo. É uma proposta que vai mexer com os povos indígenas e não discutir isso amplamente com as comunidades afetadas é um crime. Eles estão fazendo errado o processo”, disse o cacique da tribo Tabajara.

Uma nova audiência será marcada e deve acontecer no próximo dia 24.

O Projeto de Lei Complementar 001/2021, de autoria do Poder Executivo, altera dispositivos da Lei Complementar 001/2018, que disciplina o parcelamento, o uso e a ocupação do solo no Conde.

O objetivo das mudanças, segundo o secretário de Planejamento de Conde, Márcio Simões, é garantir que sejam implementados novos empreendimentos, com a geração de emprego e renda.

Segundo ele, a lei atual, de 2018, com restrições para construções, provoca grandes perdas e impediu que a cidade aproveitasse o avanço do setor imobiliário, principalmente em áreas de praia, super valorizadas.

Nota da prefeitura

A prefeita de Conde, Karla Pimentel, lamentou, por meio de nota, a não realização da sessão.

“Nossa gestão se solidariza com todos os que estavam presentes na Casa Comendador Cícero Leite assistindo de forma ordeira e respeitosa a sessão, em especial os Ilustres Vereadores que se dispuseram a realizar audiência pública com o intuito de ouvir toda a comunidade e debater o projeto de lei, garantindo vez e voz a todos, o que não era de costume neste Município”, disse a prefeita na nota.

Segundo a gestora, o ato de ontem, que provocu o adimento da sessão, é fruto do desespero e despreparo de algumas pessoas tentam barrar que o povo condense tenham novas oportunidades. E garantiu: “Seguiremos nossa pauta e apoiaremos os vereadores deste município, que com toda certeza continuarão debatendo com o povo e tomarão a melhor decisão para o bem do Conde”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

PT reúne forças políticas hoje para debater 2º turno; Presidente municipal defende apoio a Cícero

Anteriores

Morre aos 73 o publicitário Washington Olivetto, criador do garoto Bombril

Identificados os homens mortos no atropelamento no Retão de Manaíra após shows

Sine-PB disponibiliza mais de 700 vagas de emprego na Paraíba

Veneziano anuncia posicionamento do MDB sobre 2º turno em João Pessoa em coletiva nesta segunda

Quinto voo decola do Líbano com 220 repatriados

Nova variante do coronavírus é identificada em três estados

Homem suspeito de roubo é baleado ao trocar tiros com policiais na Paraíba

Banco Central começa a receber propostas para segunda fase do Drex

Publicado edital do CFO 2025 do Corpo de Bombeiros da Paraíba

Hemorio reavalia amostras de 288 doadores de órgãos no RJ após caso de infectados