Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Propaganda eleitoral no rádio e na TV começa nesta sexta-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A propaganda eleitoral gratuita começa a ser divulgada no rádio e televisão para todo o país nesta sexta-feira (31). Amanhã será exibida a publicidade dos candidatos que concorrem aos governos estaduais e do Distrito Federal, Senado e deputado estadual e distrital. Na disputa pelo governo da Paraíba, João Azevêdo (PSB) vai abrir o guia eleitoral. Depois vem Lucélio Cartaxo (PV), Rama Dantas (PSTU), José Maranhão (MDB) e Tárcio Teixeira (PSOL).

Com 3’31, João Azevêdo (PSB), candidato da coligação “A Força do Trabalho” terá o maior tempo no guia eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Em seguida vem Lucélio Cartaxo (PV), da coligação “A Força da Esperança”, com 3’04. O terceiro maior tempo do guia ficou com José Maranhão (MDB), da coligação “Porque o povo quer”, com 1’57, seguido por Tárcio Teixeira, do PSOL, com 16 segundos e, com o menor tempo, Rama Dantas (PSTU), com 10 segundos.

Senado

Na disputa para o Senado a ordem ficou a seguinte: Roberto Paulino, da coligação “Porque o povo quer”, Nivaldo Mangueira e Professor Nelson Júnior (Psol), Luiz Couto e Veneziano Vital, da coligação “A Força do Trabalho”, e Cássio Cunha Lima e Daniella Ribeiro, da coligação “Força da Esperança”.

Com 5’33, Luiz Couto (PT) e Veneziano Vital (PSB), candidatos ao Senado Federal da coligação “A Força do Trabalho”, terão o maior tempo no guia eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Em seguida vem Cássio Cunha Lima (PSDB) e Daniella Ribeiro, da coligação “Força da Esperança”, com 4’50. O terceiro maior tempo no guia ficou com Roberto Paulino, da coligação “Porque o povo quer”, com 3’06 seguido de Nivaldo Mangueira e Professor Nelson Júnior, do Psol, com 29 segundos.

Desde a semana passada os candidatos paraibanos iniciaram as gravações para o guia eleitoral.

Durante o primeiro turno, o conteúdo político será veiculado até 4 de outubro, três dias antes de os eleitores comparecerem às urnas. No total, serão 35 dias de propaganda – dez a menos que antes da aprovação da Reforma Eleitoral de 2015 (Lei 13.165/2015).

Em casos em que haja segundo turno, a veiculação será retomada no dia 12 de outubro, ou seja, na primeira sexta-feira após o primeiro turno. Serão mais 15 dias até o dia 26 de outubro – dois dias antes dos eleitores voltarem às urnas.

A definição quanto aos dias de exibição das campanhas leva em conta o cargo em disputa. Os programas dos presidenciáveis irão ao ar às terças-feiras, quintas e aos sábados. No rádio, das 7h às 7h12min30seg e das 12h às 12h12min30seg. Na televisão, das 13h às 13h12min20seg e das 20h30 às 20h42min30seg. Nestes mesmos dias, serão transmitidas as propagandas dos candidatos a deputado federal.

Juntos, os programas dos candidatos à Presidência da República ocuparão dois blocos de 12 minutos e 30 segundos cada, totalizando 25 minutos a cada dia de exibição. Mesmo tempo destinado à propaganda do conjunto de candidatos a deputado federal. Os que concorrem aos cargos de governadores dividirão 18 minutos de campanha no rádio e na TV. Tempo igual ao destinado aos candidatos a deputados estaduais e distritais. Já os que concorrem ao Senado aparecerão em dois blocos de 7 minutos cada.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 28.306 pessoas registraram suas candidaturas. São 13 candidatos presidenciais; 199 concorrentes ao cargo de governador; 353 aspirantes ao Senado; 8.346 candidatos ao cargo de deputado federal; 17.512 a deputado estadual; 963 a deputado distrital e 353 ao Senado – que, este ano, renovará dois terços dos atuais senadores. Ou seja, 54 candidatos serão eleitos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos