Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Promotor do Gaeco é ameaçado de morte e MP pede segurança

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O promotor de Justiça Octávio Celso Gondim Paulo Neto, coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), está sendo ameaçado de morte. Nesta quinta-feira (5), o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) deliberou que fosse feito um expediente ao governador do Estado, Ricardo Coutinho, solicitando segurança para o promotor e sua família.

As ameaças ao promotor foram discutidas hoje durante a 20ª sessão ordinária, quando o Conselho aprovou um voto de solidaridade ao promotor Octávio Celso Gondim Paulo Neto.

O voto de solidariedade foi proposto pelo procurador de Justiça, Herbert Targino, que demonstrou preocupação com o fato de um membro do Ministério Público está sofrendo ameaças de morte, pelo cumprimento de seu dever. Ele acrescentou que, além do registro na ata do CSMP, o Conselho Nacional do Ministério Público também fosse informado do fato. “Ele está combatendo um monstro, que é a corrupção”, destacou.

A proposta foi acatada pelo procurador Alcides Moura Jansen, que presidiu a sessão, em virtude de compromisso institucional do procurador-geral. “Não conseguirão intimidar um membro do Ministério Público. Disso tenho convicção”, afirmou Jansen. O voto foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros presentes: Herbert Douglas Targino, Kátia Rejane Medeiros Lira Lucena, José Roseno Neto, Marilene de Lima Campos de Carvalho e Francisco Sagres Macedo Vieira.

O conselheiro Francisco Sagres propôs que o caso também fosse comunicado às polícias que atuam no Estado, para que dessem suporte ao promotor e à sua família. O procurador Alcides Jansen acrescentou, então, que o CSMP encaminhasse um expediente ao governador Ricardo Coutinho, para que tomasse as providências necessárias ao fato, junto à Secretaria de Segurança.

Os conselheiros ressaltaram que a família do promotor também deve receber proteção, sendo os mais vulneráveis nesta situação. Todos destacaram o trabalho de Octávio Paulo Neto e da equipe do Gaeco, que é motivo de “orgulho ao Ministério Público”. O Gaeco tem uma forte atuação na Paraíba, com destaque para as recentes investigações que desvendaram esquemas criminosos em três municípios (Bayeux, Cabedelo e Conde) e no futebol paraibano.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria