Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Projeto que proíbe reeleição de presidente e eleição antecipada na Câmara de Campina é reprovado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os vereadores de Campina Grande debateram e aprovaram um total de 34 projetos de lei e 29 requerimentos na sessão ordinária híbrida desta quinta-feira (10). O projeto de lei que proibia a reeleição de presidentes e a antecipação da eleição para a Mesa Diretora, encabeçado pela atual presidente Ivonete Ludgério (PSD), foi reprovado.

O projeto em questão, em forma de emenda à Lei Orgânica do Município, foi elaborado pela vereadora Ivonete Ludgério e contou com a assinatura de 15 vereadores que eram a favor da mudança. A matéria vedava a reeleição do presidente eleito e toda a Mesa Diretora, além da eleição antecipada, dentro da mesma legislatura. Ou seja, os integrantes da Mesa Diretora eleitos para um biênio não poderiam concorrer nas eleições do biênio seguinte.

Para ser aprovado o projeto necessitava de 14 votos favoráveis. Alguns vereadores se ausentaram da sessão no momento da votação e outros se abstiveram, impedindo assim a aprovação do projeto e mantendo o direito de reeleição e até antecipação de eleição da Mesa. Foram 12 votos à favor e 06 abstenções.

Votaram a favor ao projeto e pelo fim da reeleição os vereadores Aldo Cabral (PSD), Anderson Maia (PSB), Bruno Faustino (PTB), Galego do Leite (Podemos), Janduy Ferreira (PSD), Joia Germano (PSDB), Lucas Riberio (PP), Luciano Breno (PP), Olimpio Oliveira (PSL), Rodrigo Ramos (PSD), Renan Maracajá (Republicanos) e Rui da Ceasa (Pros). A autora do projeto, Ivonete Ludgério, por estar presidindo a sessão, ficou impedida de votar.

Se abstiveram na votação os vereadores Alexandre do Sindicato (PSD), Márcio Melo (PSD), Marinaldo Cardoso (Republicanos), Sargento Neto (PSD), Saulo Germano (PSC) e Saulo Noronha (SD). Os vereadores João Dantas (PSD) e Teles Albuquerque (PSD) se ausentaram da sessão antes da votação. Os demais não listados estão de atestado médico, como Pimentel Filho (PSD) e Josimar Henrique (Republicanos).

“Infelizmente nosso projeto não obteve os 14 votos necessários para sua aprovação. Tínhamos quórum suficiente, mas infelizmente alguns colegas se ausentaram da sessão e outros preferiram se abster na votação, permitindo assim que continue a prática de reeleição da Mesa Diretora na Câmara de Campina Grande e a eleição antecipada”, lamentou a presidente Ivonete Ludgério, lembrando que essa mudança é um anseio da sociedade e uma exigência constitucional.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’