Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Projeto-piloto de laboratório da UFCG para despoluir Açude Velho tem sucesso

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As águas do Açude Velho, principal cartão postal de Campina Grande, poderão ser totalmente despoluídas. Isto foi demonstrado na manhã desta quarta-feira, 18, pelos responsáveis e técnicos do LABDES – Laboratório de Referência em Dessalinização – da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), numa experiência acompanhada de perto por representantes da Prefeitura de Campina Grande.

A demonstração, realizada às margens do reservatório, foi testemunhada pelos secretários municipais Lucas Ribeiro (Ciência e Tecnologia), Tovar Correia Lima (Planejamento) e Renato Gadelha Agricultura). Eles destacaram o compromisso do prefeito Romero Rodrigues em firmar parceria com o governo federal em prol dessa conquista histórica para a cidade.

De acordo com o coordenador do LABDES, professor Kepler França, a meta da experiência foi mostrar que a cidade dispõe de tecnologia para fazer a limpeza de reservatórios e tratar de águas doces poluídas. Há uma grande perspectiva, segundo ele, de se montar uma unidade para tratar a água que alimenta o Açude Velho.

Conforme destacou Kepler França, a experiência reveloi as condições de potabilidade das águas do reservatório, após a aplicação de técnicas inovadoras desenvolvidas no laboratório. O próprio cientista, como os secretários municipais presentes, provaram da água despoluída do açude, numa demonstração de viabilidade da iniciativa.

Segundo Kepler França, a UFCG já dispõe de protótipo do projeto de engenharia destinado à montagem da estrutura a ser implantada nas bordas do aaçude Velho.

Conforme destacou, nesta manhã aconteceu uma grande demonstração técnica para a imprensa e para as autoridades, mas o projeto piloto vai depender da decisão e das providências da autoridades, além do apoio dos órgãos de fomento e das indústrias que tenham condições de beneficiar um projeto deste porte.

Secretários

Segundo Lucas Ribeiro, os testes servirão para ser elaborado um projeto que viabilize o uso da água, tanto para consumo como para a utilização em serviços domésticos ou outras alternativas.

“Foi um experiência exitosa, com tecnologia local. Eu mesmo bebi água do açude despoluída graças ao sistema de tratamento de despoluição e dessalinização. Tal iniciativa é fundamental, sobretudo para nós que vivemos em região de pouca agua. Agora vamos encaminhar ao prefeito os dados com relação aos custos, tempo de despoluição do açude velho. Temos que avançar e servir de modelo para todo o Brasil”, disse Renato Gadelha.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta