Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Projeto do TRT apresenta Lei do Trabalho em forma de cordel

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Qual seria o modo mais eficaz de divulgar os direitos do trabalhador? Para o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba será através de versos de cordel transmitidos pelas rádios de todo o Estado. O projeto intitulado “Cordel do Trabalho”, de autoria da Assessoria de Comunicação do TRT e lançado pela Amatra 13 – Associação dos magistrados do Trabalho e pelo próprio Tribunal, será apresentado nesta quarta-feira, 4, às 19h, no I Congresso Internacional de Direito Constitucional do Trabalho, evento que acontecerá no auditório Sérgio Bernardes do Hotel Tambaú.

Os repentes que vão ensinar aos trabalhadores sobre o que diz a lei em relação aos seus direitos são de autoria do poeta popular Oliveira de Panelas. Para que o projeto alcance realmente a população, a Presidência do TRT vai buscar o apoio das emissoras de rádio de todo o estado. CDs com os 15 versos, de 30 e 45 segundos, interpretados por Oliveira de Panelas, serão distribuídos com as emissoras.

“Sei que todas vão aderir ao projeto. O rádio e o cordel são instrumentos de comunicação inerentes à alma do povo nordestino. Estão nas suas raízes e nos seus corações. Ao traduzir a linguagem do Direito do Trabalho para o cordel e divulgar essa obra, transformada em cantigas populares, pelas ondas do rádio, o Tribunal Regional do Trabalho e a Amatra 13 estão promovendo cidadania”, disse o desembargador Edvaldo de Andrade, presidente do TRT.

Segundo o presidente da Amatra, juiz André Machado, o Cordel do Trabalho é fruto da compreensão da Amatra 13 quanto à necessidade de esclarecimento da população acerca dos seus direitos fundamentais. “Através desse projeto, poderemos levar aos cidadãos paraibanos, notadamente os mais humildes e que residem em locais distantes dos grandes centros, noções de cidadania e justiça através da autêntica cultura popular”.

Para o assessor de Comunicação do TRT, jornalista José Vieira Neto, autor do projeto, o “Cordel do Trabalho” irá ao ar nas emissoras de rádio por ser este um veículo popular de grande audiência. “Mesmo com a internet e a TV, a força e a importância do rádio são indiscutíveis. E o projeto objetiva a divulgação de cordéis em emissoras de rádio inclusive nas comunitárias, para atingir a população mais carente, que precisa de mais informação”.

Os repentes abordam, entre outros temas, salário, férias, fundo de garantia, aviso prévio, demissão, descanso semanal, trabalho doméstico e assédio moral e sexual. Abaixo o cordel sobre Carteira de Trabalho:

CARTEIRA DE TRABALHO

A carteira de trabalho,
Seu documento ideal,
Ela é obrigatória
Na vida profissional,
Traz o reconhecimento
De salário e vencimento
Deveres do empregador,
Dá registro aos benefícios
Cria o vínculo empregatício
A todo trabalhador. 
 
Encontro internacional – O I Congresso Internacional de Direito Constitucional do Trabalho começa amanhã e seguirá até a sexta-feira no auditório Sérgio Bernardes do Hotel Tambaú e reunirá os juízes trabalhistas que atuam na Paraíba bem como advogados, promotores, servidores da Justiça e estudantes de Direito.

Palestrantes do Brasil e de outros países, como Uruguai, Espanha e Portugal, abordarão temas relevantes no meio jurídico em suas explanações, a exemplo da redução da jornada de trabalho, liberdade sindical e direitos humanos. Confira programação completa no site www.congressoamatra13.com.br.

Inscrições – Os interessados em participar do Congresso ainda poderão efetuar inscrição no local do evento. Podem participar advogados, procuradores do Trabalho, servidores da Justiça e estudantes de Direito – para estes, às 20 horas de programação serão computadas como atividade extraclasse. Dúvidas ligue (83) 8867-0021.

O Congresso é uma promoção da Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra 13) e da Escola Superior da Magistratura Trabalhista da Paraíba (Esmat 13), com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT 13).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido