Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Programação da Usina Cultural tem cultura popular, literatura e performance artística

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Dando continuidade a programação do Viva Usina, nesta sexta-feira (13), a partir das 16h, começa a feira livre e gastronômica ‘Retrocando’. A feirinha acontece na área externa e fica até o domingo (15). Ainda na sexta (13), acontece a performance ‘DEBACLE – Cartografias em cacos’, com Isaura Tupiniquim, no Palco Bonde, a partir das 20h.

No sábado (14), a escritora e professora Thays Albuquerque apresenta o livro ‘O Corpo e a Caleidoscópio’, publicado em 2022. O livro elabora uma geografia de recordações a partir das vivências da protagonista durante seus trânsitos na América Latina, quando realizou sua pesquisa de doutorado. A atividade literária acontece no Palco Bonde, a partir das 20h.

A programação conta ainda, no domingo (15), com cultura popular com a apresentação do Coco de Roda Mestre Benedito. Fundado no bairro Monte Castelo, em Cabedelo, o Grupo Mestre Benedito atua na cultura popular desde 1950. Atualmente, localiza-se no bairro de Camalaú e é comandado pela filha do fundador – Terezinha da Silva Carneiro, a Dona Têca do Coco. Com entrada gratuita e classificação livre, a apresentação acontece na sala Vladimir Carvalho, a partir das 19h.

A programação do Viva Usina é toda gratuita e 100% paraibana, pensada para celebrar os talentos do Estado e ocupar os espaços culturais da Usina Energisa que, em 2023, celebra seus 20 anos de fomento à cultura paraibana.

Programação completa em: http://www.vivausina.com | @vivausina e @usinaenergisa

Artes visuais

No sábado (14), o Projeto Ocupação Usina de Artes Visuais, que também tem o patrocínio do Grupo Energisa, realiza o Finissage da exposição ‘Rua sem saída – a invenção da cidade’, do fotógrafo Allan Luna.

A exposição, que teve início no dia 14 de setembro, trouxe a cidade como tema e recebe a última visitação guiada, a partir das 16h, na Galeria de Arte, finalizando com um bate-papo com o artista que trará temas como: processo criativo, sua vivência com as visitações durante o período da exposição, e sobre fotografia.

Sob a curadoria do proponente Dyógenes Chaves, o projeto selecionou 14 exposições (individuais e coletivas) que ocuparão a Galeria de Arte entre 2023 e 2024. ‘Rua sem saída’ é a última mostra realizada pelo projeto este ano, que volta a partir de fevereiro de 2024.

Sessão aberta ao público Cine Miau

No dia 22 de outubro, ainda em celebração ao Mês das Crianças, a Usina recebe uma sessão especial e aberta ao público da 5ª edição do Cine Miau – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual.

A mostra acontece com a realização de sessões gratuitas de cinema e bate-papos, e traz 11 sessões com a exibição de 19 curtas de realizadores de oito países (Brasil, Canadá, Uruguai, Holanda, Dinamarca, Grécia, Alemanha e China), das quais 08 são exclusivas para alunos de escola pública. As produções audiovisuais têm caráter educativo e aborda, de forma divertida, temas como cidadania, família, diversidade e sustentabilidade.

A sessão na Usina acontecerá no dia 22 de outubro, no estacionamento da Tenda da Música, a partir das 18h, com a participação das mascotes DJ Miau e sua amiga Mia animando a sessão.

No Café da Usina

Os ingressos para os eventos do Café podem ser adquiridos na bilheteria do Café da Usina nos dias das atividades culturais. Outras informações através do Insta @cafedausina

13/10 – SEXTA-FEIRA
GRUPO VOZ ATIVA
Show em prol do Documentário do Voz Ativa
Horário: 21h
Couvert artístico: R$30

14/10 – SÁBADO
GABY HARDMAN E RAFHAEL CARDOSO
Show “Aos nossos ex, com amor ou ranço”
Horário: 21h
Couvert artístico: R$15

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais

Energisa trabalhando na Torre

Ocorrência deixa áreas da Torre sem energia e concessionária atua para normalizar serviço

ALPB 31

ALPB define nova data para audiência com Pollyanna Loreto e oposição questiona ausência

Glicério Feitosa, candidato do NOVO a prefeito de Bayeux

Glicério Feitosa cita “péssima” gestão de Luciene e indecisos para vencer eleições em Bayeux

Polícia civil, viaturas, central

Operação da PC prende ‘contadora’ do tráfico em João Pessoa e cumpre mandados de busca no sertão

Aimee Garcia, atriz de Dexter

Aimee Garcia, de ‘Lúcifer’ e ‘Dexter’, é confirmada para a edição 2024 do Imagineland

terezinhaemonica (1)

Eleições na UFPB acontecem nesta quinta; 46 mil estão aptos para votar

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado