Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Problemas do Terminal Pesqueiro de Cabedelo são discutidos hoje à noite na Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara Municipal de Cabedelo realizará uma sessão especial nesta quinta-feira (10) para discutir os problemas existentes no Terminal Pesqueiro de Cabedelo. A sessão foi solicitada pela presidenta da casa, Geusa Ribeiro (PRP), e deve contar com a participação de representante da Secretaria de Administração Pública da Paraíba (SEAP-PB), IBAMA, colônias do litoral, secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Secretaria Municipal de Cabedelo de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura, Capitania dos Portos da Paraíba, Federação dos Pescadores e Aquicultores da Paraíba, superintendência da Polícia Federal, Câmara Municipal de João Pessoa, Sindicato dos Pescadores Profissionais, Artesanais e Similares, na Indústria de Pesca, no Estado da Paraíba (Sindipesca PB), representantes da Cooperativa dos Armadores de Pesca no Estado da Paraíba e representantes da Cooperativa de Pesca do Estado da Paraíba conforme requerimento.

O terminal pesqueiro de Cabedelo foi inaugurado em 2010 e é considerado modelo no Brasil. Possui 10 mil metros quadrados e capacidade de processamento diária de 50 toneladas de pescado. O espaço foi construído e é administrado pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca do Governo Federal.

De acordo com o Ministério Público Federal o terminal enfrenta problemas de falta de energia elétrica, água e segurança armada, entre outros, e realizou uma fiscalização no local no dia 13 de agosto que constatou estes problemas. No dia 22 o órgão entrou com uma liminar para que a União apresentasse e implementasse um plano de recomposição e segurança do Terminal Pesqueiro de Cabedelo, solicitou ainda, o imediato deslocamento de recursos humanos afim de que o restabelecimento dos serviços de segurança acontecesse.

O Ministério Público Federal também solicitou à União a criação de um projeto, no prazo de 120 dias, que contemple as necessidades do terminal pesqueiro a partir do Estudo Simplificado de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA). Em 27 de agosto houve um vazamento de gás tóxico e a Secretaria de Meio Ambiente, o Ibama e a Defesa Civil do município realizaram a interdição do local, as causas do vazamento ainda não foram apontadas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”