Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Primeiro eclipse lunar do ano poderá ser visto da Estação Cabo Branco

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na madrugada do domingo (20) para segunda-feira (21), a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, estará aberta para observação do primeiro eclipse lunar de 2019, que acontecerá a partir das 0h30, com eclipse total previsto para 1h50 da madrugada da segunda-feira. A entrada é gratuita ao público de todas as idades. O fenômeno poderá ser visto com ou sem ajuda de lunetas, binóculos e telescópios e não é preciso nenhum tipo de equipamento de proteção. Lembramos que o êxito do evento vai depender das condições climáticas do dia.

No domingo (20), várias atividades estão programadas para acontecer na casa a partir das 18h, com show musical de Michel Soares, no anfiteatro, oficina sobre o fenômeno da super lua, observação com telescópios e a projeção, em tempo real do eclipse, na parede do prédio administrativo.

O presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, disse que este será o último eclipse total da lua visível da Paraíba nos próximos três anos. O seguinte, segundo ele, ocorrerá apenas em maio de 2022. O eclipse, entre a fase parcial e total, deve durar aproximadamente três horas.

O evento na Estação Cabo Branco será acompanhado pelo professor do laboratório de astronomia, Marcos Jerônimo, que este ano está completando 50 anos de atividade astronômica e dedicados ao ensino da astronomia na Paraíba, com a exposição “O Homem e o Universo”, no hall do prédio administrativo da casa.

“Mesmo ocorrendo em horário um pouco incômodo e estando sujeito às condições meteorológicas, esse é um dos mais interessantes eventos astronômicos do ano de 2019 e o mais acessível, o mais fácil de observar, mesmo a olho nu. Então, vale a pena ficar acordado até de madrugada para acompanhar este eclipse, mesmo que não tenha nenhum telescópio, luneta ou binóculo para acompanhar”, disse o professor Marcos Jerônimo.

Super lua de sangue – O professor Marcos Jerônimo explicou que logo após a máxima do eclipse, durante a fase de totalidade, a lua atingirá perigeu, ou seja, o ponto de sua órbita mais próximo da terra. “Quando a lua cheia coincide com seu perigeu, ela é chamada de superlua, conhecido popularmente de lua de sangue”, comentou o professor.

Visibilidade – O eclipse estará visível de norte ao sul das Américas do Norte e do Sul. Algumas regiões do leste europeu e do noroeste da África e leste asiático poderão contemplar apenas um eclipse parcial instante antes do nascer do sol. Para o restante do mundo, o eclipse não será visível.

Horários – A partir da 0h33, ocorre o primeiro contato da Lua com a sombra da Terra chamada “Umbra”. A partir de então, os observadores poderão ver a sombra avançando sobre a superfície lunar até cobri-la totalmente às 1h41. A Lua então deve assumir uma coloração avermelhada provocada pela dispersão da luz solar refletida pela atmosfera da Terra. O ponto máximo do eclipse deve ocorrer às 02h12m e às 02h43, a Lua começa a sair da sombra da Terra. A partir desse momento, a sombra vai recuando na superfície da Lua até as 03h50, quando a fase parcial do eclipse se encerra.

Cientificamente, ainda existe uma fase penumbral que se inicia às 23h36 de domingo e vai até às 04h48 da segunda. Nessa fase, a luz do Sol que atinge a Lua é parcialmente bloqueada pela Terra. Há uma redução da luminosidade da Lua que é imperceptível a olho nu e, portanto, desinteressante para o público.

O evento é uma parceria entre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Associação Paraibana de Astronomia (APA) e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA) do IFPB.

PROGRAMAÇÃO DO ECLIPSE DA LUA:

DOMINGO (20)

Apresentação musical com Michel Soares

Hora: 18h30

Local: Anfiteatro

Oficina sobre o fenômeno

Hora: 19h

Local: Jardins da Estação

Observação com telescópio

Hora: a partir das 20h

Local: Jardins da Estação

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido