Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Primeira-dama visita obras do Museu Casa do Artista e da Casa do Artesão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
A coordenadora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), a primeira-dama do Estado Pâmela Bório, e o superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, visitaram, nesse fim de semana, o andamento das obras de recuperação do Museu Casa do Artista Popular e da Casa do Artesão Paraibano, em João Pessoa.  No Museu, situado na Praça da Independência, a obra já está em fase de acabamento. Segundo o chefe da Divisão de Construção e Conservação da Suplan, Edmilton Nunes, faltam apenas reparos na iluminação, piso e pintura. 
 
A recuperação paisagística do local  é coordenada pela arquiteta Sílvia Camelo. O Museu foi inaugurado em 2006 e conta com nove salas, 34 módulos para exposição e um acervo de mais de mil peças. Toda a parte externa, onde ficam locados a Curadoria do Artesanato e o PAP, também passa por reforma.
 
A comitiva ainda visitou a Casa do Artesão, localizada na Rua Maciel Pinheiro, no Centro da Capital. De acordo com o superintendente Ricardo Barbosa, o desafio para reformar o casario antigo, que data do século XVIII, foi deixá-lo adequado e bonito para artesãos e turistas, mas sem apagar a arquitetura original, já que o espaço é tombado pelo patrimônio histórico. 
 
“Embora essa área seja de importância fundamental para o artesanato paraibano, ela estava absolutamente degradada, já que nunca sofreu nenhuma intervenção consistente em outros governos. Estamos realizando o trabalho de infraestrutura, drenagem profunda, esgotamento sanitário paralelo e reforma do casario e dos boxes para os artesãos”, explicou.
 
A coordenadora do PAP, Pâmela Bório, destacou que a obra vai movimentar a economia local e impulsionar o turismo. Ela lembrou que, além dos 44 boxes externos onde os artesãos poderão comercializar suas peças, também estão sendo projetados dentro do casario um salão de vendas, um auditório e uma oficina de mestres artesãos. 
 
“São vários equipamentos do Programa de Artesanato que foram recuperados ou inaugurados nessa gestão. Temos a inauguração do Centro de Artesanato de Tambaú, a reforma do Mercado de Artesanato da Paraíba e do Museu Casa do Artista Popular, além da reconstrução da Casa do Artesão. São obras importantes para o turismo e para o artesanato, e, por consequência, fundamentais para a cultura paraibana. Os espaços mantêm a história da sociedade e abrigam obras de arte da nossa terra”, observou a primeira-dama.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria