PRF implanta sistema anti-trotes no 191

A Polícia Rodoviária Federal passou a utilizar um dispositivo que impede ligações telefônicas indesejadas para sua Central de Informações e Operações (Ciop), através do Disque PRF 191, que atende gratuitamente 24 horas em todo Território Nacional.

Trata-se de um sistema informatizado que foi desenvolvido pelos próprios policiais rodoviários e que está funcionando em fase experimental nas Centrais PRF dos estados de Goiás, Minas Gerais e Paraíba. O objetivo principal é evitar ligações telefônicas feitas por pessoas que passam informações falsas a Polícia, cuja atitude irresponsável, ou até mesma criminosa, vem provocando transtornos e prejuízos não só para PRF, mas principalmente para aqueles que realmente necessitam dessa prestação de serviço.

Agora, todas as ligações para o 191, serão encaminhadas para um banco de dados que faz uma triagem dos telefonemas insistentes e aquele que teve a intenção de passar o “trote”, vai ter sua ligação bloqueada, e com a identificação do número do telefone a pessoa responsável pela linha, poderá responder criminalmente pela ocupação indevida do serviço.

As ligações indevidas ou trotes são crimes previstos nos Artigos 266 e 340 do Código Penal Brasileiro, e o responsável, além de pagar multa, ainda pode pegar de seis meses a três anos de detenção.

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.