Presidência confirma troca e marca posse de Ideli para segunda

A Presidência da República informou em nota oficial a troca entre os ministros Ideli Salvatti (Pesca) e Luiz Sérgio (Relações Institucionais). Ideli passa para a pasta da articulação política e Luiz Sérgio vai para a Pesca. A posse está marcada para segunda-feira (13).

A nota afirma ainda que o convite a Ideli foi feito hoje pela presidente Dilma Rousseff.

Após um longo processo de fritura, Luiz Sérgio almoçou com a presidente no Palácio da Alvorada com Dilma, a quem entregou o cargo.

A articulação política do governo, que na prática vinha sendo desempenhada pelo ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil), é uma das principais críticas de aliados com relação à gestão de Dilma.

Com a substituição de Palocci por Gleisi Hoffmann em uma Casa Civil menos política e mais gestora, como quer Dilma, grupos do PT passaram a fazer forte pressão pela troca do petista Luiz Sérgio.

Embora Dilma tivesse demonstrado contrariedade com o processo de fritura a que Luiz Sérgio foi submetido pelo PT, que conspirava abertamente inclusive para indicar seu sucessor, o próprio ministro disse que a situação ficou insustentável e decidiu pedir demissão.

Em sua breve passagem pela pasta de Relações Institucionais, Luiz Sérgio não conseguiu fazer a interlocução do governo com os partidos e com a base aliada no Congresso, chegando a ser apelidado, ironicamente, de "garçom" –pois só anotava os pedidos.

A crise política que levou à saída de Palocci, e agora de Luiz Sérgio, teve início no dia 15 de maio, após a Folha revelar que o ministro multiplicou seu patrimônio por 20 entre 2006 e 2010.

IDELI

Líder da bancada do PT e depois líder do governo no Senado durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Ideli Salvatti, 59, nasceu em São Paulo, mas fez carreira política em Santa Catarina.

Foi a primeira mulher eleita senadora pelo Estado e uma das fundadoras do PT local. Antes de chegar ao Senado, cumpriu dois mandatos como deputada estadual (1995 a 1999 e 1999 a 2003).

Em janeiro deste ano foi nomeada por Dilma para o Ministério da Pesca e Aquicultura.

Licenciada em física pela Universidade Federal do Paraná, Ideli é casada e tem dois filhos.

 

Folha Online

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.