Prefeitura vacina mais de 68 mil animais contra a raiva e supera meta

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, no último sábado (24), o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica e imunizou mais de 68.000 cães e gatos contra a raiva. Para este ano, a meta era imunizar 65.000 animais apenas no dia D.

“Superamos todas as campanhas de vacinação antirrábica anteriores realizadas em apenas um Dia D. A população atendeu ao chamado e compareceu e isso é fundamental, pois protegendo os animais domésticos do vírus da raiva, estamos criando uma barreira de proteção à saúde humana”, destaca o coordenador de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da SMS, Nilton Guedes.

Quem não conseguiu vacinar seu animal de estimação no dia D, pode levar o bichinho até o posto fixo de vacinação no Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, no bairro dos Bancários, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Devem ser vacinados, cães e gatos a partir dos três meses de vida.

Assim que receber novos lotes de vacina do Ministério da Saúde, a SMS irá realizar novos dias exclusivos de vacinação com foco nos locais onde a vacina acabou antes do horário previsto.

“Nossa demanda foi maior do que imaginávamos e por isso em alguns pontos de vacinação precisamos encerrar antes do horário, mas quem não vacinou seu cão ou gato não precisa se preocupar, já que iremos organizar para que todos os animais sejam imunizados”, garante Nilton Guedes.

Esterilização – Após concluir reforma na parte estrutural do Bloco Cirúrgico do Centro de Zoonoses, a PMJP retomou, nesta segunda (26), a realização das cirurgias de esterilização de cães e gatos.

Para esta primeira semana serão realizados cerca de 100 procedimentos, que já estavam agendados antes da interdição do Centro para a reforma. Para novas cirurgias, o CVAZ estará elaborando uma programação para agendamento de novos procedimentos.

“Ainda essa semana divulgaremos um calendário das novas castrações, por isso, é importante que as pessoas que têm interesse em submeter seu cão ou gato ao procedimento fiquem atentas ao que vamos divulgar, sempre no site da prefeitura”, reforça Nilton Guedes, coordenador de Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Prefeitura vacina mais de 68 mil animais contra a raiva e supera meta

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.