Prefeitura responde a críticas sobre elefanta da Bica

A elefanta Lady se tornou um assunto muito comentado nos últimos dias nas redes sociais. O animal, doado em abril do ano passado pelo Circo Europeu Internacional ao Parque Arruda Câmara, estaria, segundo uma denúncia difundida no Facebook, sendo mantido em um local inadequado, sem espaço para sua locomoção e confinada num ambiente delimitado por uma cerca elétrica. 
 
 
No fim da tarde de hoje, a prefeitura de João Pessoa se manifestou sobre o assunto e negou que haja maus tratos a Lady. Além disso, informou que um espaço adequado à elefanta está sendo providenciado e que ela engordou 500 quilos desde que chegou à Bica, onde recebe atenção de veterinários.
 
Confira o que diz a prefeitura de João Pessoa sobre Lady:
 
Espaço que abrigará elefanta Lady ficará pronto no final de fevereiro
 
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) concluirá no dia 28 de fevereiro as obras do espaço definitivo que abrigará a elefanta Lady dentro do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica. Enquanto o local passa por obra, Lady vem recebendo todos os cuidados de biólogos e veterinários da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). No período que está no Parque, a elefanta já engordou 500 quilos com a dieta fornecida.

A área construída pela PMJP obedece às regras da legislação ambiental e contará com quase dois mil metros quadrados divididos em maternidade, parque, tanque e pontos de fuga que garantirão a privacidade da elefanta.

O secretário de Meio Ambiente da PMJP, Edilton Rodrigues, afirma que o melhor local encontrado para a elefanta são as instalações dentro da Bica. “Estamos trabalhando para concluirmos o espaço até o final de fevereiro. Ela já recebe todos os cuidados de biólogos e veterinários da PMJP para continuar saudável e terá uma vida ainda mais confortável com a mudança para as novas instalações”, declarou.

A área que receberá Lady terá local para banhos de sol, sombra, espaço livre e ainda obstáculos com troncos de madeira, para que o animal possa se exercitar. O local terá também um lago para banho e ambiente para cambiamento, onde o animal é colocado para que os tratadores façam a limpeza do recinto e realize os cuidados veterinários.

Espaço aprovado – O local que a PMJP está finalizando para a elefanta tem sido aprovado por estudiosos e profissionais da área ambiental. O superintendente do Ibama na Paraíba, Ediberto Farias de Novaes, visitou as obras na Bica e afirma que está adequado às normas ambientais. “Estamos confiantes que o espaço construído será a melhor opção para Lady. Enquanto o local não fica pronto, não tenho preocupações quanto ao bem-estar do animal, pois sei que os veterinários e biólogos da Bica estão fazendo o melhor trabalho”, destacou.

Para o professor do curso de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Douglas Zeppelini, a mudança de Lady para o espaço construído pela PMJP garantirá mais qualidade de vida para a elefanta. “Pude ver a área que está em construção e é um espaço muito bom. Esse animal foi retirado de um cativeiro e a área que atualmente está em nada lembra a antiga moradia. Lady está recebendo todos os cuidados adequados e estará melhor instalada com a conclusão da obra”, afirmou.

A bióloga Rita Mascarenhas, da Associação Guajiru, visitou as futuras instalações da elefanta Lady e endossou os elogios para o local. “Nós estamos monitorando o tratamento que a elefanta tem recebido e sabemos que ela recebe alimentação e cuidados adequados. Também verifiquei o novo local e ele é totalmente adequado às necessidades do animal”, disse.

Dieta – Lady recebe uma dieta balanceada, distribuída em cinco refeições diárias. São três refeições a base de frutas e duas refeições de capim. Além isso, três vezes por semana é ofertada uma ração concentrada de farelo de trigo e sal mineral.

Segundo o médico veterinário Thiago Nery, chefe da Divisão de Zoológico do Parque, “essa complementação dá suporte nutritivo, para que o animal atinja uma dieta balanceada. Ao todo são 160 quilos de alimento todos os dias”, complementou.

A elefanta – Lady foi doada à PMJP pelo Circo Europeu. Enquanto a área definitiva não fica pronta, a elefanta recebe todo acompanhamento das equipes de biólogos e médicos veterinários da PMJP. Quando chegou ao Parque, Lady  passou por uma série de exames laboratoriais, tais como sangue, urina e fezes.

A equipe de médicos veterinários detectou um problema oftalmológico provocado pelo excesso de flashes, da época em que ela estava no Circo. Lady foi medicada e já aumentou 500 quilos com a dieta fornecida na Bica.
 

 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.