A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vem realizando o serviço de Poda Programada, que contribui para a preservação e recuperação das árvores.
Esta semana ventos com velocidade entre 14 e 21 km/h atingiram a cidade, sobretudo ontem (27), no início da noite, e contribuíram para o tombamento de 25 árvores na área urbana, segundo o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, sobretudo após as fortes chuvas e ventanias registradas nas últimas 24 horas.
A Poda Programada, que atua de forma preventiva, evitou que esse número fosse maior. Esse ano foram feitas podas em mais de mil árvores, uma média de 350 podas por mês.
Como funciona – A Poda Programada é feita por meio de planejamento, acompanhada pelos técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam. Já os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) são responsáveis pelas podas mais urgentes e pontuais, de árvores com risco de queda. Para todas as situações é necessário o laudo dos técnicos da Semam, autorizando a poda.
Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “preservar e recuperar árvores é uma ação prioritária dos nossos técnicos. E para isso são feitos diversos esforços, tanto da Divar quanto da Divisão de Fiscalização (Difi) da Semam. Todos somos envolvidos com o cuidar do nosso patrimônio ambiental”, concluiu.
A Poda Programada tem o cuidado de avaliar as árvores, observando se a planta está atingida por fungos ou cupins e como a raiz se comporta em relação ao solo. Para solicitar a poda o cidadão pode ligar para o número 3264 1680 da Semam, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.