Prefeitura de Patos lança Campanha Maio Laranja

Visando assegurar o direito de acesso às políticas públicas voltadas para a proteção das crianças e adolescentes, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lançou na manhã desta terça-feira, dia 08, no auditório da Secretaria de Educação, a Campanha Maio Laranja.

Em Patos, as atividades do Maio Laranja foram instituídas através da Lei Municipal n° 4.438/2015. A campanha faz alusão ao 18 de Maio, data em que acontece em todo o Brasil atividades voltadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“É importante porque a medida em que você fala sobre o grave problema da violência sexual seja abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes que é exatamente do que se trata a campanha do 18 de Maio a gente dissemina a importância da proteção. No nosso município ampliamos a campanha com a criação do Maio Laranja porque reconhecemos a importância de falar sobre isso, e pudemos ver no decorrer de todos esses anos progresso. Convidamos a cidade de Patos a se motivar a discutir esse grave problema e a entender que o problema que acontece na casa do vizinho, também é nosso problema. Por que todos nós somos responsáveis pela proteção de nossas crianças e adolescentes. Todos devem denunciar,” disse a presidente do CMDCA, Joana Darc Barbosa.

No município durante todo o mês acontecerão atividades relacionadas à temática, como palestras, pitstop, panfletagens, divulgação e sensibilização sobre a campanha nas escolas e atividades direcionadas.

“Essa programação contempla a sensibilização de toda a comunidade a respeito de nossa criança e adolescente. Nós queremos passar como prática educativa que as pessoas que têm crianças,  os educadores nas suas salas de aula, elas procurem identificar os sinais que detectam a violência sexual que são bem claros. O nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para detecção das crianças que estão sendo abusadas e que a partir daí elas possam ser acompanhadas pela rede de proteção,” explicou a gerente de Proteção Social Especial, Ilva Lacerda.

A programação acontece com o apoio de diversas entidades representativas da sociedade patoense como ABENAL, ESSOR, Ação Social Diocesana, UAC, Operação Resgate, Conselhos Tutelares, Pastoral da Criança, iniciativa privada, além dos poderes públicos e seus equipamentos, a exemplo dos CRAS, CREAS, PETI, Unidades de Saúde, escolas públicas e Câmara Municipal.

Programação:

08/05 – Lançamento da Campanha Maio Laranja

14/05 – Pit stop – Prefeitura – das 8 às 10h

De 14 a 17/05:

Ações do CREAS – Palestras informativas nas escolas: Alyrio Meira Wanderley, CIEP Maria Eudócia, Professor Oliveira, Dom Expedito eTobias Medeiros.

Ações do PETI: Cinema no CRAS; Abordagens sobre Exploração sexual infantil com mostras de filmes sobre o tema e distribuição de cartilhas; Explanação do que foi o 18 de Maio e roda de conversa com adolescentes.

Ação Diocesana/Essor:

10/05 – Palestras com adolescentes do Projeto Atores da Cidadania

29/05 – EDI

Oficinas sobre o tema com as crianças juntamente com a Escola Raimunda Melo.

Grupo de adolescentes: Na Escola CIEP I Napoleão Nóbrega/José Genuíno.

Encontros de famílias.

Ações da ABENAL:

22 a 25/05 – Oficinas sobre o tema: 18 de maio/ Maio laranja

Dia 24 – 16h – Panfletagem nas comunidades Sete Casas e Noé Trajano.

Palestra com as mães – sede da ABENAL

18/05 – Caminhada 18 de Maio

8h – Saindo da Praça Getúlio Vargas para a praça Edivaldo Mota – presença de Secretarias Municipais, Escolas Públicas e privadas, CREAS/CRAS, ONG’s, Faculdades e convite à toda a população.

16h – Caminhada da Pastorais da Criança e do Idoso da Igreja São Pedro e Escolas do Jatobá.

25/05 – Atividade em Santa Gertrudes

7h30 – Caminhada

Após a caminhada atividades lúdicas na Creche Municipal

Tarde – palestra com as mães da creche

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.