Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura de João Pessoa promove Dia D de vacinação antirrábica neste sábado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Prefeitura de João Pessoa vai promover, neste sábado (23), das 8h às 17h, o Dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos. Ao todo, serão disponibilizados 140 postos de imunização distribuídos pelos bairros da Capital, incluindo o Centro de Controle de Zoonoses, nos Bancários. A lista com todos os locais de vacinação pode ser acessada no link.

Podem ser vacinados os caninos e felinos a partir dos três meses de vida e que estejam saudáveis. No caso das fêmeas, se estiverem gestantes, não deverão receber o imunizante. Animais que já foram vacinados este ano não precisam tomar a vacina outra vez. É importante que o cuidador leve o cartão de vacinação do bicho, mas aqueles que não tiverem o documento em mãos também receberão o comprovante de imunização.

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Pollyana Dantas, este ano o Ministério da Saúde enviou 51 mil doses para serem aplicadas durante o Dia D em João Pessoa. Mas a vacinação antirrábica seguirá em datas e locais a serem divulgados em breve.

“É importante que seus cães e gatos estejam com a vacinação atualizada. Mas se, por algum motivo, não conseguir vacinar seu pet no Dia D, pode ficar tranquilo, porque a imunização seguirá de forma itinerante em pontos estratégicos da cidade até o final do ano”, destacou.

Vacinação em domicílio – O Centro de Controle de Zoonoses disponibiliza a vacinação em domicílio, com agendamento, para alguns casos específicos, como protetores independentes de animais, responsáveis que possuem a partir de cinco animais em sua residência e pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção que ficam impossibilitadas de levar seu animal até algum ponto de vacinação.

“Esse serviço não estará disponível no Dia D, pois nossas equipes estarão concentradas nos 140 postos. Mas as pessoas podem agendar e serão atendidas em outro dia”, explicou Pollyana Dantas, gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Para agendar a vacinação antirrábica domiciliar, o tutor deve ligar para o número de telefone: (83) 3214-3459. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão, nº 100, Bancários.

Raiva animal – A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença morrem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

 

 

Imagem: Ivomar Gomes/Arquivo/SECOM

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Anteriores

fc7f10f1-5184-41b0-8fae-ca436c6623cc

Camilo Santana lança na Paraíba nesta sexta o programa Pé-de-Meia

joaovivacentro

Governador participa de abertura da Feira de Negócios “Viva o Centro”

PMATIRA (1)

PM vai a Júri por homicídio e tentativa homicídio em pizzaria de João Pessoa

hamburgada (1)

Trabalhadores da Unipão são surpreendidos com ‘hamburgada’ especial

ibgeprefs (1)

Parceria com IBGE torna João Pessoa a 1ª cidade do país a fazer cadastro conjunto de endereços

PM 12bpm

Operação da PM conduz 64 pessoas para delegacias e apreende armas de fogo

Marconi Perillo

Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

Cícero Lucena hoje 2

Cícero autoriza obras para reconstrução de praça no Castelo Branco e projeta bairro 100% pavimentado

Tio Paulo

Caso ‘tio Paulo’: Justiça manda soltar mulher que levou cadáver a banco

Antônio Carlos pede desculpas após ameaçar policiais

Jovem grava vídeo nas redes sociais ameaçando policiais, é preso e pede desculpas