Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura de João Pessoa faz inquérito epidemiológico e busca ativa de sintomáticos para Covid-19

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Gerência de Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá início neste sábado (24), ao inquérito e investigação epidemiológica da população pessoense. O levantamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), feito por coleta de dado por amostragem, onde os profissionais irão fazer monitoramento e busca ativa de sintomáticos, poderá proporcionar informações sobre a prevalência de casos de Covid-19 em João Pessoa. As atividades acontecem das 8h às 17h, em 62 bairros da cidade, com visitas domiciliares.

“De forma inédita, a busca ativa de casos sintomáticos tem como objetivo medir a circulação viral do momento atual. Com pesquisa sorológica é possível pegar informações de casos do passado. Com esse levantamento e a realização dos testes rápidos (IgM/IgG) e SWAB, poderemos avaliar a transmissibilidade e a densidade dessa circulação viral do novo coronavírus e, possibilita tempo oportuno de intervir nessa transmissão”, destacou o sanitarista e gerente de Vigilância Epidemiológica, Daniel de Araújo Batista.

Ao todo, 40 equipes de profissionais de saúde estarão realizando visitas em cerca de duas mil residências, que será realizada quinzenalmente, durante quatro sábados: nos dias 24 de outubro, 7 e 21 de novembro e 5 de dezembro. Ao final de cada atuação de monitoramento das equipes, a Secretaria Municipal de Saúde irá elaborar e divulgar o boletim com a avaliação dos dados consolidados.

“É um trabalho de campo, com busca ativa de sintomáticos, que será complementar às atividades que já acontecem diariamente com as equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica. No entanto, nesse período, com maior circulação de pessoas, devido às flexibilizações para retomada econômica, faz-se necessário monitorar casos que podem ser ativos. Todo conjunto de informações irá auxiliar na tomada de decisões e ações preventivas”, informou o gerente.

Todos os profissionais envolvidos na ação estarão utilizando crachás de identificação e portando um documento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explicando sobre o inquérito epidemiológico e, em casos de dúvidas ou para mais informações, a população pode também ligar para o número (83) 3214-7938. “É importante que a população receba os profissionais de saúde e participem deste levantamento”, completou.

Dados Epidemiológicos – Em João Pessoa são 33.345 de casos confirmados para Covid-19 e 856 óbitos pela doença. O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde pode ser acessado no Painel Covid-19, pelo link: https://experience.arcgis.com/experience/3be82460176d4046b0c827d4d65e81a4.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência