Prefeitura de João Pessoa faz inquérito epidemiológico e busca ativa de sintomáticos para Covid-19

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Gerência de Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá início neste sábado (24), ao inquérito e investigação epidemiológica da população pessoense. O levantamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), feito por coleta de dado por amostragem, onde os profissionais irão fazer monitoramento e busca ativa de sintomáticos, poderá proporcionar informações sobre a prevalência de casos de Covid-19 em João Pessoa. As atividades acontecem das 8h às 17h, em 62 bairros da cidade, com visitas domiciliares.

“De forma inédita, a busca ativa de casos sintomáticos tem como objetivo medir a circulação viral do momento atual. Com pesquisa sorológica é possível pegar informações de casos do passado. Com esse levantamento e a realização dos testes rápidos (IgM/IgG) e SWAB, poderemos avaliar a transmissibilidade e a densidade dessa circulação viral do novo coronavírus e, possibilita tempo oportuno de intervir nessa transmissão”, destacou o sanitarista e gerente de Vigilância Epidemiológica, Daniel de Araújo Batista.

Ao todo, 40 equipes de profissionais de saúde estarão realizando visitas em cerca de duas mil residências, que será realizada quinzenalmente, durante quatro sábados: nos dias 24 de outubro, 7 e 21 de novembro e 5 de dezembro. Ao final de cada atuação de monitoramento das equipes, a Secretaria Municipal de Saúde irá elaborar e divulgar o boletim com a avaliação dos dados consolidados.

“É um trabalho de campo, com busca ativa de sintomáticos, que será complementar às atividades que já acontecem diariamente com as equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica. No entanto, nesse período, com maior circulação de pessoas, devido às flexibilizações para retomada econômica, faz-se necessário monitorar casos que podem ser ativos. Todo conjunto de informações irá auxiliar na tomada de decisões e ações preventivas”, informou o gerente.

Todos os profissionais envolvidos na ação estarão utilizando crachás de identificação e portando um documento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explicando sobre o inquérito epidemiológico e, em casos de dúvidas ou para mais informações, a população pode também ligar para o número (83) 3214-7938. “É importante que a população receba os profissionais de saúde e participem deste levantamento”, completou.

Dados Epidemiológicos – Em João Pessoa são 33.345 de casos confirmados para Covid-19 e 856 óbitos pela doença. O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde pode ser acessado no Painel Covid-19, pelo link: https://experience.arcgis.com/experience/3be82460176d4046b0c827d4d65e81a4.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Réveillon promovido pela Prefeitura de João Pessoa reúne multidão na orla

Fábio Nogueira assume a Presidência do TCE nesta sexta-feira

Anvisa suspende fabricação e comercialização de massa de tapioca por conter creatina

Anteriores

kemerson

Família procura por jovem desaparecido em Campina Grande; desespero aumenta com fake News

WhatsApp_Image_2025-01-12_at_22.07.19

Desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho morre aos 89 anos

academia FOTO Pixabay

Policial militar morre após passar mal em academia em João Pessoa

deslizamento terra ipatinga mg FOTO bombeiros MG

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos

hospital FOTO marcello casal jr agencia brasil

Quebra de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

e65d922c-5493-43c8-ab5a-eb7b5b859141

João Azevêdo lança nesta segunda-feira plano de obras “Paraíba 2025-2026”

54258868013_b3a301c967_c

Novo presidente do TCE convoca gestores e sociedade para pactos pela cidadania e educação 

empregada domestica FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 889 vagas de emprego em nove municípios

conab

Conab define banca para novo concurso; João Pessoa terá locais de prova

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande