Prefeitura alerta para cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti

A população deve ter cuidado no descarte adequado de resíduos no seu dia a dia e, no período chuvoso, a atenção tem que ser redobrada, levando em conta os riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypiti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Qualquer recipiente descartado inadequadamente, por menor que seja, pode acumular água e transformar-se em criadouro do inseto, como é o caso de tampinhas de garrafas, sacolas ou copos descartáveis.

“O descarte irregular do lixo contribui para a proliferação do mosquito e é uma prática que precisa ser combatida não somente pelo Poder Público, mas também pela população. Os agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) atestam a falta de cuidado de muitos moradores que não pensam que suas ações estão diretamente ligadas à qualidade da nossa saúde pública”, ressaltou Lucius Fabiani, superintendente da Autarquia.

Medidas simples:

– Descarte resíduos na lixeira, estando em casa ou na rua;

– Acondicione adequadamente os resíduos antes de colocá-los para o recolhimento pelo caminhão de coleta domiciliar;

– Denuncie o descarte irregular de lixo em terrenos, rios ou pontos de lixo na cidade através do “Alô Limpeza” da Emlur;

– Remova água dos pratos de plantas;

– Tampe tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa ser transformado em criadouro do mosquito.

Alô Limpeza – Solicite serviços de limpeza àEmlur através dos telefones 0800-083-2425/ 3214-7628/ 7644 e 3255-8444. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É importante anotar o número do protocolo gerado no atendimento e acompanhar a tramitação do processo.

Prefeitura alerta para cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.