Prefeito inaugura primeira etapa do Mercado da Torre amanhã

O prefeito Luciano Cartaxo inaugura, nesta terça-feira (12), às 8h30, a primeira etapa do Mercado da Torre. O local abriga comerciantes do setor de carnes, peixes, frios, laticínios e cereais além de serviços e foi aperfeiçoado para atender as normas da vigilância sanitária. Com investimento de R$ 6,5 milhões, a reforma vai proporcionar mais conforto, segurança e higiene aos feirantes e clientes do mercado.
 
Dotados de toda infraestrutura, com sistema de drenagem, esgotamento sanitário e energia elétrica individualizada, os 67 boxes, que formam os blocos “D” e “E” foram entregues na semana passada aos comerciantes cadastrados junto a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), através de sorteio.  Os novos espaços possuem áreas que variam de três a 12 metros quadrados revestidos em cerâmica, estrutura metálica anticorrosiva e bancadas de granito.
 
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Assis Freire ressaltou que o Mercado da Torre foi especialmente projetado para atender as mais variadas atividades comerciais, mas elaborado em três etapas. “A reforma é uma necessidade antiga dos comerciantes, já que desde sua inauguração, em 1962, jamais recebeu qualquer intervenção. No local, agora mais ventilado, iluminando, limpo e que respeita as normas de acessibilidade os comerciantes e clientes estarão mais seguros”, afirmou.
 
O comerciante Cresciano Alves, beneficiado com o Box D 56, agradeceu a reforma e destacou a seriedade com que foi executado todo o processo de reforma e entrega dos boxes. “Agora teremos mais segurança. Gostei como foi procedida a entrega dos boxes. Não houve apadrinhamento. É assim que deve ser feito, porque ninguém poderá dizer que houve arrumadinho. Essa gestão começou séria”, afirmou.
 
Para a presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado da Torre, Mércia de Fátima Alencar, agora o trabalho será desenvolvido de forma digna. “Essa entrega é muito importante porque mostrou a seriedade da administração de Luciano Cartaxo e o respeito para com nós, comerciantes e os nossos clientes. As instalações mais higiênicas oferecem melhor qualidade de atendimento”, disse.
 
Com a obra toda licitada, a reforma do Mercado da Torre está sendo acompanhada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A obra foi divida em três etapas e prevê ainda a restauração da coberta, piso e criação de um estacionamento com área específica para carga e descarga.
 
Sorteio – No último dia 28 de fevereiro, a Sedurb realizou o sorteio para definir a localização dos comerciantes nos boxes do Mercado da Torre. De forma democrática, característica do governo municipal, cada um dos 67 trabalhadores retirou de uma urna o número do box a que seria contemplado. Na ocasião eles receberam a chave do local numa demonstração clara do respeito e atenção que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem para com eles e o desenvolvimento da cidade.
 
“A orientação do prefeito Luciano Cartaxo é para que o desenvolvimento de uma gestão da cidade de João Pessoa seja feito com união. Com as secretarias envolvidas e o diálogo sempre aberto com os segmentos, a administração pública vai se tornando harmoniosa e os princípios da lisura e transparência fundamentando o crescimento da Capital”, esclareceu Assis Freire.
 
Conselho Gestor – Para garantir uma administração parceira, um conselho gestor está sendo criado para gerir o Mercado da Torre. A expectativa é que em breve, PMJP e Associação dos Comerciantes do Mercado da Torre cuidem juntos desse equipamento.
 
Melhorias – O Mercado da Torre possui uma área total de cinco mil metros quadrados e, com a reforma, terá uma estrutura para atender 240 comerciantes. No projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan) constam uma praça de alimentação, um novo sistema de drenagem, sistema próprio de abastecimento de água, além de uma Estação Digital.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.