O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, nomeou três vereadores cassados para cargos na gestão municipal. As nomeações foram assinadas e anunciadas nessa sexta-feira (15) para o ex-vereador Dinho Papaléguas, a ex-vereadora Carol Gomes e o ex-vereador Rui da Ceasa.
Dinho Papaléguas é o novo secretário de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel). Carol Gomes é a nova secretária adjunta de Saúde de Campina. Já Rui da Ceasa foi nomeado novo presidente da Empresa de Urbanização da Borborema (Urbema).
Os atos de nomeação dos três auxiliares serão publicados na próxima edição do Semanário Oficial do Município.
Eles foram cassados, no início de novembro deste ano, após o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julgar processos nos quais eram denunciadas fraudes a cota de gênero com candidaturas fictícias femininas. Foram punidos os partidos Solidariedade e Democratas (atualmente União Brasil) e, por consequência, Dinho Papaléguas, Rui da Ceasa e Carol Gomes perderam os mandatos.
Agora, eles seguem para os cargos de auxiliares na Prefeitura de Campina Grande.
Saiba mais
Cassação de 4 vereadores de Campina Grande é confirmada e faz Bruno perder maioria na Câmara
Perfis dos nomeados
Dinho Papaléguas
Dinho Papaléguas já foi secretário de Esportes, Juventude e Lazer de 2021 a março de 2022, quando se desincompatibilizou para disputar vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
O ex-vereador substitui no cargo o professor de Educação Física Vanildo Araújo Leite, servidor efetivo da Prefeitura de Campina Grande desde 1983 e que já respondeu pela Coordenadoria de Esportes.
Carol Gomes
Carol Gomes é formada em fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e, desde 2004, dedicou sua carreira profissional à saúde pública. Ela é esposa de André Gomes, prefeito de Boa Vista.
Dos seus 45 anos, 20 deles são de batalha em prol dessa área, militando por um SUS pleno e eficaz. Ela é especialista em Saúde da Família e Saúde Mental, foi fisioterapeuta voluntária do Centro Campinense de Intervenção Precoce, anexo ao Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – ISEA.
Atuou como fisioterapeuta do Caps Infantil Centro Campinense de Intervenção Precoce (Capsinho), onde fez parte da equipe fundadora, e ainda atuou como coordenadora adjunta do segundo Curso de Especialização em Saúde Mental do órgão, numa parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
Na Unesc Faculdades foi coordenadora da Clínica Escola e de Estágio Supervisionado em Fisioterapia, professora, gerente e diretora administrativa. Foi fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF, nos municípios de Queimadas e Campina Grande. Foi secretária de saúde de Boa Vista. Como vereadora, foi presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Campina Grande.
Rui da Ceasa
Tendo sido eleito nos pleitos municipais de 2017 e 2021, Rui da Ceasa há várias décadas desempenhou o papel como representante dos comerciantes, principalmente no segmento comercial ligado ao varejo e de hortifruti.
Em seu cargo à frente da Urbema, o ex-vereador assegura que vai prestigiar o corpo técnico da empresa municipal. Institucionalmente, também já anunciou que vai focar na ampliação de parcerias, dentro do próprio Município e com perspectivas de fechar contratos de engenharia e consultorias com outras prefeituras e autarquias.