Prefeito assina convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro

 O prefeito Luciano Cartaxo assinou, na tarde desta sexta-feira (28), o convênio que garante a cidade de João Pessoa como sede das Olimpíadas Escolares da Juventude 2014. A competição, que vai acontecer de 6 a 15 de novembro, vai atrair cerca de quatro mil atletas para a disputa de 13 modalidades que vão ocupar os principais equipamentos esportivos da Capital. O termo foi assinado junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) durante reunião no Gabinete do prefeito no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

“Uma satisfação imensa poder finalizar esse processo hoje com a garantia da realização dos Jogos da Juventude na Capital”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Este é um dos principais eventos do país, que fortalece o turismo da cidade que o sedia e garante uma grande projeção esportiva. Não poderíamos deixar que João Pessoa perdesse esta oportunidade e por isso garantimos a realização de uma grande edição, com a marca da cidade”, declarou.
 
O secretário municipal da Juventude, Esporte e Recreação, Sérgio Meira, afirmou que o evento é uma grande oportunidade para envolver as crianças e adolescentes no esporte. “Estes jogos irão mostrar para a nossa juventude a força do esporte. Com a chegada de atletas de todo o Brasil, na disputa de diversas modalidades, vamos poder incentivar a prática esportiva e estimular o contato com categorias que não são comuns e podem gerar interesse e ganhar novos adeptos”, listou.
 
O diretor geral dos Jogos da Juventude, Edgar Hubner, afirmou que a escolha de João Pessoa aconteceu pelo fato de a cidade reunir características fundamentais para a realização do evento. “Aqui temos um parque hoteleiro adequado, o que é um requisito fundamental, uma ótima estrutura pela variedade e qualidade dos equipamentos esportivos, além de uma grande vontade política de seus gestores, o que é decisivo para o sucesso dos jogos”, destacou.
 
Competição – Os Jogos Escolares são um evento nacional que cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Incluindo as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes. Os atletas classificados para a disputa em João Pessoa deverão somar quatro mil, que vão representar cerca de 1.100 escolas dos 16 estados brasileiros e do Distrito Federal.
 
Na edição 2014 dos Jogos Escolares da Juventude serão disputadas treze modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A Paraíba estará presente em todas as modalidades com chances reais de conquistas.
 
Turismo – De acordo com o secretário municipal do Turismo, Beto Brunet, o evento é decisivo na movimentação da cadeia produtiva do turismo. “Para se ter ideia do potencial turístico dos jogos, precisamos apenas analisar os números das edições anteriores, quando foram catalogadas 25 mil diárias e cerca de 56 mil refeições. Trata-se de uma grande oportunidade para fomentar o setor em um período frio na demanda”, explicou.
 
As palavras do secretário foram confirmadas pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) na Paraíba, Inácio Júnior. De acordo com ele, a ocupação no mês dos jogos deve crescer em cerca de 40%, atingindo a marca de 100%. “Devemos agradecer ao prefeito Luciano Cartaxo pela sensibilidade de lutar por este evento que vai nos garantir um mês de novembro com números de alta estação”, avaliou.
 
O gerente executivo do Convention Bureau, Ferdinando Lucena, afirmou que os jogos movimentarão não apenas a rede hoteleira, mas toda a cadeia turística da cidade. “A Prefeitura em nenhum momento hesitou em dialogar e negociar a vinda deste evento para a Capital e agora poderemos garantir a movimentação econômica em setores de recepção, transporte, comércio, alimentação fora do lar e no mercado de eventos”, relacionou.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.