Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitas definem ações de combate à violência e cobram mais delegacias da mulher

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM), formado por 40 prefeitas, se reuniu nesta quinta-feira (25) para de debater o aumento do número de mulheres assassinadas na Paraíba. Da reunião, que contou com presenças de deputadas estaduais, vereadoras, secretárias de Estado, delegada e representantes da OAB-PB ficou instituída uma pauta com ações que devem ser desenvolvidas nos municípios para combater a violência contra mulheres e prevenir feminicídio. Entre as ações, encontra-se a implantação de mais Delegacias da Mulher, uma vez, que o Estado conta com apenas 14 unidades.

A primeira ação será o início de diálogo com o Governo do Estado para a expansão no número de delegacias das mulheres, bem como a capacitação no trato do atendimento as mulheres vítimas de violência. A proposta foi defendida pelas prefeitas e referendadas pelas deputadas Camila Toscano, Pollyanna Dutra e Cida Ramos, além da secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.

As prefeitas também destacaram pontos que podem ser adotados nos municípios como a implementação de políticas públicas, na base, envolvendo secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde; um encontro com juízas e promotoras para discutir casos de violência e a formação de rede de proteção à mulher envolvendo os agentes de saúde.

Ficou definido ainda que será formada uma comissão com três prefeitas para discutir junto à Secretaria da Mulher a realização de capacitações para o atendimento de mulheres nas delegacias e a realização de reuniões regionais para discutir políticas públicas voltadas para as mulheres. A primeira deve acontecer na Câmara Municipal de Guarabira como proposta feita pela deputada Camila Toscano.

Entre as propostas apresentadas também foi discutido a apresentação de leis para discutir nas escolas a Lei Maria da Penha; a criação de organismos voltados às mulheres nas prefeituras, como núcleo, coordenações e até mesmo secretaria e a criação de Centros de Referência de proteção às mulheres em parceria com o Governo do Estado.

A presidente do MMM e prefeita de Monteiro, Anna Lorena, disse que as reuniões serão realizadas todos os meses para que seja discutida a implementação de políticas públicas para as mulheres e também para tratar sobre o fortalecimento das mulheres na política. “Da reunião de hoje pudemos tirar muitas ideias fundamentais para a proteção das mulheres e continuaremos nessa pauta até que seja possível reduzir o índice de criminalidade e de morte de mulheres na Paraíba”, disse.

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, disse que estará sempre à disposição para pautar os temas de interesse das mulheres e também levar a importância das ações prioritárias para os municípios geridas por homens. “Essa é uma causa de todos nós. É uma causa da Famup. Vamos buscar a conscientização de todos os prefeitos para o tema, para que as políticas públicas de proteção as mulheres estejam em todos os municípios”, destacou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

BPTran

Líder de facção criminosa de cidade em Pernambuco é preso na Paraíba

Sabadinho Bom, mulheres

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

Ditadura nunca mais

João Pessoa terá ‘Caminhada do Silêncio’ na 2ª feira em memória das vítimas da ditadura

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão