Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

‘Precisamos vacinar a população’, diz Queiroga sobre o fim da obrigatoriedade de máscara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Brasília — O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, negou nesta quinta-feira que desobrigará o uso de máscara facial neste momento para pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19. No entanto, a medida é estudada pelo ministério. Ainda não há data para que seja adotada, mas a expectativa dele é que seja em breve.

— Queremos que seja o mais rápido possível, mas precisamos vacinar a população — afirmou o cardiologista.

Sem detalhar, o cardiologista disse que o presidente Jair Bolsonaro pediu um estudo sobre o relaxamento do uso de máscaras no país, a exemplo do que tem ocorrido em outros países. Contudo, negou que houvesse pressão do governo para adoção da medida.

— O presidente não me pressiona, não. Eu sou o ministro dele. Nós trabalhamos em absoluta sintonia — disse Queiroga à CNN.

Nações que conseguiram controlar a pandemia por meio de vacinas têm flexibilizado as restrições. Os Estados Unidos, por exemplo, retiraram a obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos, exceto hospitais e transportes públicos, em 13 maio. No entanto, o país já se encontrava em ritmo avançado de vacinação e com imunizantes de maior eficácia em relação aos usados no Brasil. À época, 46% da população norte-americana havia recebido pelo menos a primeira dose.

O Brasil, no entanto, tem patinado na imunização e viu o ritmo de aplicação de doses desacelerar durante o mês passado em comparação a abril. Reduções sucessivas nas previsões para a distribuição de doses também impactam negativamente no combate à doença. Só para junho o goveno já diminuiu a previsão de doses cinco vezes. Agora, são esperadas 37,9 milhões de doses para o mês ante as 56,5 milhões anunciadas em março.

Em meio a alertas de terceira onda e à detecção das variantes delta e beta, o Brasil registrou 2.344 mortes e 89.802 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Ao todo, 482 mil vidas já foram ceifadas pela doença no país, que acumula 17,2 milhões de infectados. Os dados, atualizados nesta quinta, são do consórcio de imprensa do qual o GLOBO faz parte.

Mais cedo, Bolsonaro declarou que o ministério desobrigaria o uso não só para vacinados, mas também para quem já se contaminou. O presidente, crítico ao lockdown e ao uso de máscaras, não explicou quando o parecer seria publicado nem deu detalhes.

— Por coincidência, olha a matéria para a imprensa, acabei de conversar com um tal de Queiroga. Ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados. Para tirar esse símbolo, que obviamente tem sua utilidade, para quem está infectado — declarou Bolsonaro.

 

 

 

O Globo Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos