Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prazo para renegociar dívidas com a União termina em 30 de junho, alerta Sebrae-PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os donos de micro e pequenas empresas em débito com a Receita Federal têm a oportunidade para renegociar suas dívidas até o próximo dia 30 de junho, exceto aquelas relacionadas com FGTS e ágio, que possuem prazo mais estendido. No momento, conforme alerta o Sebrae Paraíba, estão abertos 10 editais da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) que preveem condições diferenciadas para o pagamento de débitos com a União – entre elas, o parcelamento em até 145 meses e 100% de descontos em multas, juros e encargos.

De acordo com dados da PGFN, mais de 5 milhões de micro e pequenas empresas estão inscritas em dívida ativa, dentre elas mais de 1,5 milhão de microempreendedores individuais (MEI). Para esses casos, ao regularizar seu negócio, o empreendedor poderá obter a Certidão Negativa de Débitos (CND), ampliando o acesso a crédito e financiamentos, além de poder participar de compras públicas.

Segundo o Sebrae, as modalidades do Programa de Retomada Fiscal abrangem duas transações extraordinárias: a excepcional para débitos ordinários e rurais e a de Pequeno Valor do Simples Nacional. Há, também, oportunidades específicas para os setores mais impactados pela pandemia de Covid-19, tal como a transação criada pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Ainda conforme o Sebrae, todas essas oportunidades possuem condições específicas para negociação de débitos fiscais. Outro ponto importante é que, além da expedição da certidão negativa e da positiva com efeito de negativa (CP-EN), os acordos de transação também trazem uma série de benefícios, tais como regularidade fiscal e a suspensão de atos de cobrança administrativa ou judicial.

Renegociação na prática

As simulações e adesões aos editais, assim como o pagamento das parcelas, são feitos de forma 100% digital, por meio do portal Regularize da PGFN (https://www.regularize.pgfn.gov.br). O acesso é individual e pode ser feito com certificado digital ou senha adquirida no momento de cadastro no site.

Para auxiliar os empreendedores interessados nesse processo, o Sebrae também elaborou um passo a passo de adesão ao parcelamento. As orientações estão disponíveis no site https://www.sebrae.com.br, na aba “Obrigações Tributárias”. Além disso, o Sebrae mantém, ainda, um resumo atualizado com as principais oportunidades existentes para o segmento, com descrição na aba “Negociação de Dívidas”.

Fique atento

A inadimplência tributária pode ocasionar a exclusão do Simples Nacional, importante regime criado para os pequenos negócios, que proporciona o recolhimento de impostos em via única, facilitando a vida do empreendedor, e a redução da carga tributária, já que a arrecadação é feita com alíquota única.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

UFPBemdia15.12.2022FotoAnglicaGouveia5de23-800x500 (1)

Superintendente do HULW, Marcelo Tissiani divulga apoio à reeleição de Valdiney Gouveia

Polícia Civil e Militar

Ex-suplente de vereador é assassinado na zona rural de Matinhas

agentesemob (1)

Maratona de João Pessoa altera trânsito em vários pontos na manhã deste domingo

enterrotiopaulo (1)

Após dois dias no IML, “Tio Paulo” é enterrado sob forte comoção de parentes

mercadodefagundes

Teto do Mercado de Lucena desaba depois das chuvas deste sábado

terezinhaemonica (1)

DCE declara apoio à candidatura de Terezinha e Mônica para eleições na UFPB

prefeito-edmilson-rodrigues-belem-filho

Filho do prefeito de Belém do Pará morre aos 16 anos

Homem é preso na PB ao receber 20kg de maconha, do Paraná, em caixas de chá

Homem é preso na PB ao receber 20kg de maconha, do Paraná, em caixas de chá

Polícia da PB prende, no Pará, dupla que furtou 50 celulares de shopping em Campina Grande

Polícia da PB prende, no Pará, dupla que furtou 50 celulares de shopping em Campina Grande

Trens, CBTU JP

Trens voltam a fazer trajeto completo entre Cabedelo e Santa Rita após obras em ponte